O trabalho vicentino é voltado à ação pela erradicação da pobreza. No entanto, não é meramente fazer… Todas as atividades precisam estar em sintonia com as recomendações da Igreja e, principalmente, de acordo com a espiritualidade vicentina. Para isso, Conselhos e até Conferências contam com o apoio de um assessor Espiritual, que pode ser padre, religioso (a) ou ainda leigo. É ele quem fará com que os vicentinos trilhem o caminho da caridade em consonância com a fé.
No Conselho Nacional do Brasil (CNB), o assessor Espiritual é o padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM). Segundo ele, o serviço da Assessoria Espiritual torna-se um importante aliado dos confrades e consócias. “Os vicentinos, a partir da vivência da espiritualidade, buscam servir melhor os Pobres de uma maneira afetiva e efetiva”. Palavras que endossam o discurso do presidente nacional da SSVP, confrade Cristian Reis da Luz, quando foi empossado em setembro passado. Na oportunidade, Cristian pediu. “Queremos que a espiritualidade vicentina esteja impregnada nas veias de cada vicentino que em seu SIM, coloca-se a serviço de quem precisa (…) Que nossos departamentos: DECOM, DENOR, CCA, CJ, MISSÃO, ECAFO, juntamente com a Assessoria Espiritual, sejam UM (…) Já não somos um único e exclusivo departamento ou uma exclusiva função, somos mais, somos UNIDADE, somos ESPIRITUALIDADE, somos COMPROMISSO, somos o desejo de um MUNDO MELHOR”.
Padre Alexandre ainda cita uma frase do Papa Francisco sobre a importância da espiritualidade: “Sem Jesus corremos o risco de nos tornar apenas uma ONG piedosa”.
Para conhecer melhor o trabalho de um assessor Espiritual, a equipe de jornalismo do site SSVPBRASIL pediu que padre Alexandre enumerasse as principais atribuições da função que desempenha. Confira a seguir:
Outras atividades também são exercidas pelo assessor Espiritual:
– DECOM (Departamento de Comunicação):
Elaboração de artigos na linha da espiritualidade vicentina para o Boletim Brasileiro do CNB e da página da Web do CNB;
Auxilio na definição de um lema que terá sequência para as quatro Romarias Nacionais ao Santuário de Aparecida, seguindo a mesma linha do lema da gestão 2017-2021;
Reuniões no Santuário de Aparecida para a preparação das Romarias Nacionais.
– Departamento Missionário:
Presença junto a este Departamento reforçando a ação missionária da SSVP, assessorando nos encontros de formação com a equipe e participação nas experiências missionárias.
– ECAFO – ESCOLA DE CAPACITAÇÃO ANTONIO FREDERICO OZANAM:
Participação nas reuniões da equipe e ajuda em determinadas atividades do plano de ação 2017-2021.
– COMISSÃO DE JOVENS:
Participação nas reuniões da equipe e ajuda em determinadas atividades do plano de ação 2017- 2021.
– DENOR – Departamento de Normatização e Orientação:
– CCA´s – Conferências de Crianças e Adolescentes:
Participação nas reuniões da equipe e ajuda em determinadas atividades do plano de ação 2017-2021.
– ENCONTROS NACIONAIS:
– ACOMPANHAMENTO DA DIRETORIA DO CNB E DOS METROPOLITANOS:
– ASSESSORES ESPIRITUAIS:
– FAMÍLIA VICENTINA:
– APROXIMAÇÃO DA SSVP COM A IGREJA:
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Dia D das CCAs da Região 5 arrecada mais de 30 mil fraldas geriátricas
Durante dois meses, crianças e adolescentes dos Conselhos Metropolitanos da Região fizeram as arrecadações e a terceira edição do evento bateu recorde
Exemplos que Arrastam: a solidariedade não tem preço!
Seu Antonio, um vicentino de 100 anos, morador de Itapuranga/GO, criou um mega leilão de animais há quase 50 anos para ajudar os Pobres e o Lar da cidade.
Projeto 13 Casas 2025: esperança e dignidade transformam lares em todo o Brasil
Iniciativa da Família Vicentina beneficia famílias em situação de vulnerabilidade em várias regiões do país e fortalece o compromisso com a caridade organizada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.