Queridos (as) vicentinos (as), o Tempo do Advento é marcado por três palavras: preparação, esperança e alegria!
Preparação: O Tempo do Advento oferece um percurso encorajador que nos ajuda a desenvolver e vivenciar atitudes interiores que precisamos aprimorar para podermos acolher a novidade do Natal de Nosso Senhor. A visita aos Pobres é um percurso que nos prepara cada vez melhor, pois em Jesus, Deus se faz um ser humano, mas um ser humano pobre, que nasce em um estábulo, não tem onde reclinar a cabeça e morre desnudo numa cruz, o suplício dos últimos, dos mais pobres daquela sociedade. Jesus sempre viveu voltado para aqueles que sofriam e necessitavam de ajuda. Não ficou alheio a nenhum sofrimento. Sua missão era esta: “aliviar o sofrimento humano”. Por isso, se identificou com todos os Pobres e Excluídos da história.
Esperança: este tempo de preparação é vivido sob o olhar da esperança, da espera confiante, na certeza da vinda do Salvador. Em tempos em que tudo parece incerto, o Advento nos convida a um olhar mais positivo, um olhar de fé para a realidade. Quantas dificuldades em nossa vida. E por maiores que possam parecer, Deus nunca deixa de nos amparar nesses momentos. Frente ao desânimo que poderia aparecer em nossa vida e em nossa caminhada de fé, tenhamos sempre no coração esta certeza de que Deus caminha ao nosso lado. Ele não nos deixa desamparados. Nunca percamos a esperança. Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações. Deus é a nossa esperança. Sejamos também um sinal dessa esperança aos Pobres. Continuemos fiés a vida em Conferência.
Alegria: é a atitude fundamental do Advento. Um alegria que deve ser transbordada em cada vicentino, revelando que Deus vem para consolar e animar os Pobres. O Tempo do Advento é marcado por uma alegria que vem de dentro e transborda numa atitude de abertura e gratidão pela ação do Senhor em nossa Vocação Vicentina. Esta alegria deve nos ajudar a perceber que nossa espiritualidade vicentina deve ser uma espiritualidade encarnada, comprometida, que atualize sempre mais nosso desejo de viver despojados, a serviço dos mais vulneráveis e descartados pela sociedade: Nossos Mestres e Senhores.
Padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM)
Assessor Espiritual do CNB
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.