Código Personalizado
Seu Site
Notícias

Dia do Subscritor: aqueles que acreditam na caridade

Eles doam para que a SSVP realize muitas de suas ações

Escrito por Marina Prado

03 JUL 2025 - 14H35 (Atualizada em 03 JUL 2025 - 15H00)

Amanhã, dia 4 de julho, comemoramos uma importante data no calendário da Sociedade de São Vicente de Paulo: o Dia dos Subscritores. Eles são aqueles que, mesmo sem vestirem a camisa vicentina no dia a dia, são parte essencial dessa obra de amor: verdadeiros benfeitores da caridade. São aquelas pessoas que doam periodicamente para as Obras Unidas ou Unidades Vicentinas realizarem seu trabalho junto aos Pobres e necessitados.

E a Regra da SSVP é clara: mesmo não sendo membros ativos, os subscritores são parte da família vicentina. Por isso, são lembrados com carinho, respeito e, sobretudo, com orações sinceras em cada reunião, em cada momento de espiritualidade. “Rezamos por eles com gratidão, pois sabemos que suas doações são feitas com fé, confiança e desejo de ver um mundo mais justo. Essas pessoas, discretas e muitas vezes anônimas, acreditam na missão da SSVP”, conta o Presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), Márcio José da Silva.

Os subscritores não estão nas reuniões semanais, nem nas visitas domiciliares, mas estão presentes em cada gesto de cuidado, em cada alimento entregue, em cada criança que sorri, em cada família que reencontra a esperança. “A contribuição dos subscritores mantém viva a chama da solidariedade. Eles sustentam projetos, garantem atendimentos e, mais do que isso, ajudam a devolver a dignidade àqueles que mais precisam. Sem eles, muitos braços vicentinos não poderiam se estender com tanta força”, explica Márcio.

Uma dessas pessoas que faz questão de ajudar as Unidades e ações vicentinas em Mãe do Rio, no Pará, é a empresária Maria Marli Vieira Alencar. Há muitos anos seu falecido marido, Leonam Moreira Alencar, conheceu o trabalho vicentino através do seu Severino e passou a ajudar. “Peguei gosto em ser subscritora com o meu marido. Ele sempre gostou de ajudar quem precisava e fazia isso com alimento para quem pedisse e com as doações regulares aos vicentinos. Ele sempre dizia que o importante era ajudar, não importava se fosse uma pequena contribuição, porque o valor ia sendo somado com outros, o que dava volume e fazia um verdadeiro milagre. Todo mês o seu Severino vinha contar o que tinha sido feito com os Pobres. E até hoje, mesmo com o falecimento do meu marido, sigo ajudando, porque a gente percebe que é muito bonito o serviço que os vicentinos prestam e que ele quase não aparece. Então, essa ajuda é muito necessária para mantê-lo”, avalia.

A comerciante Gleicieny L. Cassemiro, de Divinópolis/MG, é outra subscritora da SSVP. Há cerca de cinco anos ela ajuda e contribui com as ações da Conferência São Tomás de Aquino. “Eu sou católica e desde pequena estou ligada na Igreja, participei de grupo de jovens, entre outras coisas. Sempre ouvia falar dos vicentinos, mas foi por volta de 2020/2021 que conheci a dona Geralda (Geralda Jonas – presidente da Conferência), que é vicentina e me explicou o trabalho que eles desenvolvem. É um trabalho tão importante, de levar alimento, suprir outras necessidades de quem precisa. Sempre vejo ela e a Conferência correndo atrás das coisas, seja comida, seja cadeira de rodas, muletas, remédios, e não tinha como não ajudar. Contribuo mensalmente com uma quantia, às vezes, com um ou outro pedido especial. Meus filhos, ao me verem fazer essas ações, também aprendem sobre a caridade. Eu sempre faço o que posso, porque sei da importância do trabalho”, conta.

Para marcar a data, o Presidente do CNB faz questão de deixar uma mensagem para aqueles que tanto contribuem para os trabalhos da SSVP pelo Brasil: “Queridos subscritores, vocês talvez não escutem os agradecimentos todos os dias, mas saibam: vocês transformam vidas. A sua generosidade é um eco do amor de Deus no mundo. Contar com vocês é um privilégio. Caminhar com vocês é uma bênção. Em nome de cada assistido, de cada conferencista e de toda a grande família vicentina: Muito obrigado por fazerem parte desta obra de caridade. Que Deus os abençoe e multiplique tudo aquilo que doam com tanto amor”.


A subscritora Gleicieny e dona Geralda




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marina Prado, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.