Os presidentes de Conselhos Metropolitanos da SSVP presentes à Plenária Nacional debateram as principais formas de pobreza encontradas atualmente no trabalho vicentino. Segundo as lideranças vicentinas, existem pobrezas de ordem material, moral e espiritual.
Verificou-se que, no Brasil, as principais são as drogas, a desestruturação das famílias e o desemprego. As famílias assistidas convivem com dificuldades na alimentação, na saúde e na moradia, na educação e, em muitos casos, nota-se também a falta da prática religiosa.
"A ausência de Deus nas famílias é muito comum", disse a consócia Maria do Céu Galvão, coordenadora de Conferências de Crianças e adolescentes da região VII.
"Precisamos incentivar os assistidos a buscar os sacramentos: levar a palavra de Deus e oferecer a eles os caminhos dos Sacramentos, como Batismo, Crisma e Matrimônio", disse o confrade Vidal, presidente do Conselho Metropolitano de Barbacena.
No campo dos direitos sociais, relatou-se que os próprios vicentinos desconhecem os principais direitos sociais. E que a maioria das Conferências não consegue fazer um trabalho preventivo. Atuam mais "apagando incêndios" das famílias socorridas.
Projetos sociais, parcerias e evangelização
Os presidentes de Conselhos Metropolitanos consideram que uma das opções para a SSVP enfrentar com sucesso esses problemas é continuar investindo nos projetos sociais. A edição 2016 do edital disponibilizado pelo Conselho Nacional do Brasil reservou cerca de R$ 240 mil para os projetos. Foram cerca de 90 inscrições e em breve os contemplados serão divulgados.
A busca de parcerias com instituições que promovam cursos profissionalizantes e a formação mais aprofundada na doutrina da Igreja Católica também foram apontadas como ações para mudar a realidade das famílias assistidas.
[gallery link="file" ids="506,507,509"]
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Juventude Vicentina vive experiência transformadora no Encontro Nacional em São José dos Campos/SP
Evento reuniu 115 participantes de todo o Brasil com o tema “Ousar, Liderar e Servir”
Brasil marca presença na Assembleia Geral do CGl
Comitiva brasileira esteve na África do Sul
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.