Se ‘Todos somos um’, você também faz parte do processo; e é com a participação e o envolvimento dos vicentinos que o Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) vai ajudar as Obras Unidas em situação de dificuldade no país.
O CNB criou este ano, conforme citado acima, o projeto ‘Todos somos um’, em que destinará recursos para as Obras Unidas – asilos, creches, educandários etc – para que estas Unidades Vicentinas possam melhorar o atendimento prestado ao público-alvo. Para solicitar a ajuda, basta elaborar um projeto, conforme circular/edital disponível neste link AQUI.
Apesar do envio da circular a todos os Conselhos Metropolitano e de divulgação do projeto no site SSVPBRASIL e página do CNB no Facebook, o que a diretoria tem observado é que ainda há muitas dúvidas sobre ele, e vicentinos (as) que ainda não conhecem. Por isso, o Departamento de Normatização e Orientação (Denor) preparou este material, com perguntas e respostas relativas ao ‘Todos somos um’, para que a informação chegue a todos os confrades e consócias. A expectativa é de que o maior número de Obras Unidas participe e o maior número de assistidos pela SSVP possa se beneficiar com este projeto, criado para dar mais qualidade de vida e dignidade aos Pobres atendidos por nossas instituições.
Confira as perguntas a seguir:
O que é o projeto ‘Todos Somos um’?
Denor nacional: É uma iniciativa do CNB de ajuda a Obras Unidas em situação de necessidade, ou seja, aquelas que precisam de ampliação, adequação e reforma do espaço institucional para um melhor atendimento aos internos, no entanto, não têm condições financeiras para fazê-las.
Como criar um projeto que possa se enquadrar dentro dos requisitos do ‘TODOS SOMOS UM’?
Denor nacional: Acompanha este encarte a circular com um anexo, onde estão conditas todas as informações necessárias para a elaboração do projeto. Em suma, são: descrição do projeto, nome, objetivo, valor, público-alvo, justificativa, metodologia e tempo de execução do mesmo.
Qualquer Obra Unida pode participar?
Denor nacional: Pode, desde que esteja em dia com as exigências Regulamentares e Estatutárias aplicáveis às Obras Unidas; apresente o projeto dentro de todas as instruções do edital; e encaminhe junto: a comprovação de viabilidade, o balanço do ano anterior e balancetes mensais até a data de apresentação do projeto; comprovação da aprovação das contas relativas ao ano anterior pelo Conselho Fiscal; relatório minucioso, contendo todos os internos, com as respectivas contribuições e funcionários com os respectivos salários; relatório com as fontes de recurso da Obra Unida e comprovação de regularidade com as contribuições regulamentares. Também é indispensável parecer favorável do Conselho Central a que está vinculado e do respectivo Conselho Metropolitano. As Unidades Vicentinas que tiverem projetos apoiados em edições anteriores deverão comprovar a entrega ao CNB, nos prazos pactuados, de todos os relatórios de acompanhamento dos respectivos projetos.
Até quando o projeto poderá ser remetido ao CNB?
Denor nacional: O projeto deve ser apresentado até 30 de novembro de cada ano. Já os recursos para os aprovados vão ser repassados durante o ano civil, de 1º a de janeiro a 31 de dezembro, de acordo com o cronograma financeiro do projeto.
É importante ressaltar que todos os projetos aprovados serão acompanhados pelo CNB, e aqueles que não atenderem ao que se propuseram fazer, deverão devolver o dinheiro ao Conselho Nacional.
O TODOS SOMOS UM é subsidiado com recursos de um percentual da Contribuição da Solidariedade, contrapartidas das Unidades Vicentinas locais de cada projeto, jumelage de entidades vicentinas detentoras de recursos, percentual da duocentésima e meia recebida pelo CNB, doações e outras fontes.
Reúna a diretoria da Obra Unida para que, junta, possa pensar em de que forma o projeto nacional pode melhorar a vida dos atendidos pela instituição. Há recursos financeiros; agora, só falta a sua participação.
Em caso de mais dúvidas, envie sua pergunta para [email protected]
Despedimo-nos com uma motivação de nosso principal fundador, confrade Antonio Frederico Ozanam, para que aproveite esta oportunidade cedida pelo CNB: “Um fio apenas se torna necessário para iniciar-se um tecido”.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Corpus Christi: quando a Eucaristia continua nas ruas, nas visitas e no encontro com os Pobres
Durante o Corpus Christi, vicentino testemunha que a presença de Cristo não termina no altar, mas se prolonga na caridade vivida junto aos que mais sofrem
Consagração ao Sagrado Coração de Jesus deve ser renovada na primeira reunião de junho
Momento tradicional da espiritualidade vicentina reforça o compromisso das Unidades Vicentinas com a caridade, a fé e o serviço aos Pobres
Visitar é cuidar: Maria e a missão vicentina de ir ao encontro do outro
Na festa da Visitação de Nossa Senhora, a reflexão do padre Allan Júnio Ferreira, Assessor Espiritual do CNB, convida os vicentinos a contemplarem em Maria o verdadeiro sentido da visita domiciliar: servir com presença, cuidado e amor
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.