No final do mês de dezembro termina o prazo para cadastramento no Cadastro Único do Governo Federal. Devem se cadastrar todas as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse benefício é garantido àqueles que estejam em condições de baixa renda, que sejam pessoas idosas acima de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade.
O cadastro é requisito obrigatório para a manutenção do benefício que consiste no pagamento de um salário mínimo mensal, e tem o objetivo de melhorar a gestão dos recursos públicos. O Cadastro Único permite a formação de um banco de informações que possibilita maior acesso a outros programas sociais do Governo Federal como “Minha Casa Minha Vida” e “Tarifa Social de Energia Elétrica”.
Os confrades e consócias devem ficar atentos para que as pessoas assistidas pelas Conferências Vicentinas, que recebem o BPC, façam seu cadastramento o quanto antes. Os vicentinos devem auxiliar os assistidos a procurarem o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, e onde não houver, devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Atualmente, 4,4 milhões de pessoas são atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada, dentre estas 2,4 milhões são pessoas idosas e 2 milhões são pessoas com deficiência. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mais de 1,7 milhão de pessoas que recebem o BPC ainda não se cadastraram e correm o risco de perder o benefício a partir de 2019.
Não podemos descuidar. Não podemos correr o risco de ver cortado o benefício de nossos assistidos. Queridos confrades e consócias, sejamos atenciosos e zelosos pelos direitos de nossos Mestres e Senhores.
“Se houver entre nós os que pensam que estão na Missão só para evangelizar os Pobres e não para os aliviar; para curar suas necessidades espirituais e não as temporais, eu respondo que devemos assisti-los e fazê-los assistir de todas as maneiras, quer por nós, quer pelos outros.”
São Vicente de Paulo
Equipe nacional do Denor
Exemplos que Arrastam: a solidariedade não tem preço!
Seu Antonio, um vicentino de 100 anos, morador de Itapuranga/GO, criou um mega leilão de animais há quase 50 anos para ajudar os Pobres e o Lar da cidade.
Projeto 13 Casas 2025: esperança e dignidade transformam lares em todo o Brasil
Iniciativa da Família Vicentina beneficia famílias em situação de vulnerabilidade em várias regiões do país e fortalece o compromisso com a caridade organizada
A santidade não é privilégio de poucos, mas um chamado para todos
Para marcar a data em que se comemora o Dia de todos os Santos, o cronista e pesquisador Gesiel Júnior fala sobre sua história e os santos e santas vicentinos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.