Um dever anual precisa ser acrescentado à rotina dos vicentinos no primeiro trimestre: é a Contribuição da Solidariedade! Os membros são convidados a fazer uma doação pessoal no valor de 1% do salário mínimo vigente. O dinheiro é usado para financiar os Projetos Sociais do Conselho Nacional do Brasil (CNB), as ações do Departamento Missionário, em ajuda a Unidades Vicentinas em dificuldades e para fundos de emergência como, por exemplo, em situações de tragédia.
O tesoureiro do CNB, confrade Valter Araújo, lembra que o período da coleta foi iniciado agora em janeiro e vai até 30 de março. As Conferências devem fazer a arrecadação e destiná-la ao Conselho Particular; este, por fim, enviará o dinheiro até 30 de abril ao Conselho Nacional por meio de boleto que será encaminhado posteriormente.
A Contribuição da Solidariedade pode ser constada em ata, no entanto, se entrar no movimento do Caixa, não se deve extrair a décima.
No artigo 18 da Regra, o inciso VIII, os parágrafos 1º, 2º e 3º tratam sobre a contribuição, conforme transcrição a seguir:
Artigo 18. São deveres dos associados:
VIII) participar, pessoalmente e em consciência, da “Contribuição da Solidariedade” que ocorrerá, em cada ano, durante o primeiro trimestre, contribuindo com o valor equivalente a 1% (um por cento) do salário mínimo nacional vigente.
§1º A Contribuição da Solidariedade será destinada ao Conselho Nacional do Brasil para auxiliar as atividades vicentinas das Conferências mais carentes no país, que têm dificuldades de manter os seus trabalhos junto aos Pobres.
§2º Pela sua destinação e finalidade, os membros devem demonstrar, de modo especial, a sua solidariedade e generosidade. Os vicentinos, quando puderem, devem aumentar essa contribuição na medida de suas possibilidades, a fim de, por esse meio, compensar as dificuldades que possam ter outros associados em atender à contribuição prevista
§3º A remessa dos recursos será feita pelos Conselhos Particulares, diretamente ao Conselho Nacional do Brasil, até 30 de abril do mesmo ano.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Livro do Ano Temático 2026 é lançado: “Cuidar para servir – Um olhar vicentino sobre a organização a serviço da caridade”
Escrita pelo Presidente da SSVP Brasil na gestão 2017/2022, Cristian Reis da Luz, obra convida a um olhar mais profundo sobre a essência da vocação vicentina.
CGI apresenta no Brasil Relatório Anual 2024: 30 milhões de pessoas atendidas e 18 mil projetos no mundo
SSVP apresentou no Brasil o Relatório Anual 2024, destacando os 18 mil projetos e 5 mil programas que permitiram atender 30 milhões de pessoas em 155 países
Distribuição da Medalha Milagrosa mobiliza vicentinos e alcança milhares de fiéis em todo o Conselho Metropolitano de Pouso Alegre
Iniciativa anual fortalece a devoção mariana, incentiva o serviço aos Pobres e registra crescimento expressivo no número de vicentinos na região
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.