Entre os dias 11 e 16 de junho, na cidade do Porto, em Portugal, o Conselho Geral Internacional (CGI) da SSVP vai promover a reunião plenária internacional, que acontece uma vez por ano, com a presença dos maiores países vicentinos do mundo, como o Brasil.
Como será a dinâmica da plenária internacional? O evento é composto de várias reuniões segmentadas de departamentos ou setores que integram o Conselho Geral. Nos primeiros dois dias (11 e 12 de junho), haverá um workshop com os 12 Vice-presidentes Territoriais e os 23 Coordenadores de Zona, responsáveis pela administração da estrutura da SSVP pelo planeta. Eles terão uma capacitação especial e terão que responder a cinco perguntas básica: 1) O que precisamos PARAR DE FAZER dentro da SSVP? 2) O que devemos CONTINUAR A FAZER para seguir adiante com a nossa missão de caridade? 3) Diante dessa avaliação prévia, o que precisamos COMEÇAR A FAZER para melhorar a eficiência vicentina? 4) O que precisamos FAZER MAIS? 5) E por fim, o que necessitamos FAZER MENOS?
Logo depois, nos dias 13 e 14 de junho, acontecerá a reunião da Seção Permanente e do Comitê Executivo Internacional (CEI). A Seção Permanente é como se fosse um “conselho de administração” do Conselho Geral. A Seção aprova o orçamento do CGI, os projetos, as contas, as Cartas de Agregação (ou de Instituição) e outras resoluções. Como prevê o artigo 5.1.1 da Regra Internacional, a Seção Permanente “ajuda o Presidente Geral a prestar um melhor serviço internacional aos confrades, às consócias e aos pobres”.
Já o CEI é formado pelos países com mais de 1.000 de Conferências ativas e agregadas (atualmente, nove países, como o Brasil, Índia e Estados Unidos), além de cinco nações da livre escolha do Presidente Geral. Esses países, juntos, representam 85% de todos os vicentinos do mundo. As decisões tomadas neste Comitê, por conta desse elevado percentual, têm força, validade e representatividade plenas. De acordo com o artigo 3.16.1 da Regra, o CEI “é o órgão vicentino mais próximo do Presidente Geral, que o aconselha em relação a todos os problemas” e define as estratégias.
No dia 15 de junho, acontecerá um workshop sobre as lojas vicentinas (bazares) que vendem produtos de segunda mão, uma excelente iniciativa que ajuda a reforçar o caixa dos Conselhos ao reverter os recursos recebidos em mais benefícios para os pobres. Os países que possuem essas lojinhas vicentinas irão apresentar suas experiências bem-sucedidas. Já no dia 16, haverá a reunião da diretoria do Conselho Geral, que acontece regularmente a cada três meses.
Além de todos esses eventos, a plenária anual do Conselho Geral também contará com o lançamento da canção “Os Sete Fundadores” (a dupla de confrades brasileiros Paulo César e José Augusto estarão lá pessoalmente para cantar), a publicação dos livros “Santidade Vicentina” (escrito pelo brasileiro Gesiel Júnior, de Avaré-SP) e “Reflexões Vicentinas aos Evangelhos” (Eduardo Marques e Juan Manuel Buergo), a entrega da Medalha “Caridade na Esperança” para os Escoteiros e a assinatura de um convênio de cooperação internacional com os Religiosos de São Vicente de Paulo (RSV), ramo da Família Vicentina que possui herança e raízes comuns com a nossa SSVP (por causa de Jean-León Le Prevost).
Este ano, a plenária terá um sabor muito especial: o Conselho Geral estará comemorando seus 180 anos de fundação. O Conselho Geral foi criado em 14 julho de 1839 (como desmembramento do Conselho de Paris), com a finalidade de manter a unidade da SSVP, pois a entidade crescia rapidamente e precisava de um órgão superior que mantivesse os princípios, as Regras e os pilares deixados pelos sete fundadores. Tal decisão foi ratificada na assembleia de 21 de julho de 1839. Àquela altura, havia 16 Conferências em Paris e 22 fora da capital francesa. Contudo, a primeira reunião do Conselho Geral só ocorreu tempos depois, em 27 de dezembro de 1840.
Aproveito a oportunidade para afirmar que estou muito contente com o rumo que a atual diretoria está dando ao Conselho Geral Internacional. Os projetos em andamento, o foco nas prioridades (comunicação, juventude, expansão e formação), o resgate da memória dos fundadores, a Carta-Circular e outras tantas iniciativas demonstram que estamos no caminho certo, avançando sem parar. A canonização de Ozanam é uma das nossas prioridades, e esperamos de Deus essa graça, se for da vontade Dele.
Agradeço, de todo o coração, ao Conselho Nacional de Portugal, e obviamente ao Conselho Central do Porto, por acolherem o Conselho Geral e os presidentes dos Conselhos Superiores de diversas nações durante uma semana inteira. Tenho a certeza de que os estrangeiros ficarão encantados com a hospitalidade, o carinho e o contentamento dos queridos irmãos portugueses. Todas essas atividades serão transmitidas ao vivo pela Ozanam TV (www.ozanam.tv), ampliando a transparência na gestão da SSVP internacional. Pedimos as orações de todos pelo êxito da plenária anual do Conselho Geral.
Confrade Renato Lima
16º presidente-geral
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.