A devoção inabalável em São Vicente de Paulo e no bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam sempre deu sinais de luz e esperança na vida da consócia Geralda Conceição Domingues (61), membro da Conferência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Brumadinho (MG). O marido dela foi assistido pelos vicentinos, seguidores de Vicente e Ozanam. No decorrer dos anos, muitas graças por intercessão de ambos foram concedidas a ela. A mais recente aconteceu na sexta (25), com o livramento que o filho teve porque não estava na Vale quando o rompimento de uma barragem provocou destruição, mortes e desparecimentos de pessoas.
Marcos André da Silva Domingues (26) trabalha na empresa e, provavelmente, teria sido atingido ou na parte administrativa ou no refeitório no momento que a avalanche de lama devastou o local. De última hora, Marcos ganhou uma folga na sexta-feira. “Eu tenho certeza de que São Vicente e Ozanam cuidaram de meu filho para que não fosse mais uma vítima desta tragédia”, assegura a consócia Geralda. Apesar do alívio, o sentimento não é de alegria. Isso porque como a cidade é pequena, sempre tem um parente ou amigo entre os mortos ou desaparecidos.
Pouco antes de conceder esta entrevista, ela tinha ido ao velório de um vizinho.
Tragédia atingiu ao menos 1% da população de Brumadinho
[caption id="attachment_5289" align="alignnone" width="300"] A lama dificulta a busca por corpos e sobreviventes[/caption]
A população de Brumadinho tem em torno de 34 mil habitantes. Como são mais de 300 desaparecidos e 58 mortos confirmados, estima-se que a tragédia atingiu cerca de 1% da população. Por causa da ausência de uma lista oficial e muitas informações desencontradas, o que se pode afirmar até o momento é que deste montante, ao menos, três vítimas têm relação com a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
Uma das vítimas é Moisés Moreira Sales. Ele era vicentino, mas estava afastado da Conferência. O corpo de Moisés foi encontrado e enterrado ontem (27). “Que tristeza. A família estava inconsolável”, descreve o confrade Wesley Raimundo Ribeiro, presidente do Conselho Metropolitano de Contagem e morador de Brumadinho. Ele participou do velório.
Estão oficialmente desaparecidos os confrades Ramon Júnior e Edimar da Conceição Sales Melo.
Ação vicentina no momento é de apoio às vítimas
De acordo com a consócia Maria Zita da Silva, segunda vice-presidente e coordenadora do Denor do Conselho Central de Brumadinho, no momento, as doações que já foram feitas em gêneros alimentícios e roupas são suficientes para suprir as necessidades das vítimas. O trabalho dos vicentinos locais tem sido de dar apoio emocional e espiritual às famílias com parentes mortos ou desaparecidos.
Maria Zita relata que muitas Unidades Vicentinas procuram o Central querendo fazer doações em dinheiro. Este valor ficará guardado para uma necessidade futura. “Sabemos que daqui a um tempo, quando a mídia deixar de noticiar, todo mundo esquece e a necessidade aparece. É neste momento que entram os vicentinos. Porque a nossa ajuda não é em uma situação só. O nosso trabalho é constante”.
A consócia Zita está temerosa quanto ao futuro de Brumadinho, já que a economia local gira em torno da mineração. “Sabemos que teremos dias ainda muito difíceis pela frente, por isso, pedimos orações de todos os vicentinos brasileiros”.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.