Não é só a alegria que caracteriza as comemorações juninas em Caruaru, no agreste pernambucano. Os moradores gostam mesmo é de números expressivos. Além de disputar com Campina Grande (PB) o título de maior São João do Mundo, Caruaru se destaca por promover o Festival de Comidas Gigantes.
Grande também é a solidariedade. Este ano, como as festas estão suspensas por causa da Covid-19, os ingredientes que fariam os pratos do campeonato de Comidas foram doados por uma empresa para a preparação e distribuição a instituições beneficentes. Os assistidos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) já receberam cuscuz e bolo de rolo.
Nesta época do ano, antes da pandemia, era comum a produção do cuscuz gigante feito com 800 quilos de flocos de milho, em uma cuscuzeira de 4,2 metros. Já o bolo de rolo ultrapassava os 40 metros e 245 quilos.
A doação dos alimentos beneficiou os moradores de duas das cerca de 15 Vilas Vicentinas da cidade. Nelas moram famílias de baixa renda em casas pertencentes à SSVP. Algumas pagam uma taxa de manutenção de R$40; outras têm a isenção da cobrança. Todas são carentes. “São pessoas que ganham muito pouco, estão desempregadas ou moravam na rua. A gente dá as mãos para que as famílias possam se reerguer e ‘bater asas’ sozinhas”, expõe o confrade Pedro Hermínio do Nascimento, presidente do Conselho Central de Caruaru.
Na cidade de Caruaru, a SSVP tem cerca de 15 Conferências. Segundo o confrade Pedro, desde o início da pandemia, as reuniões presenciais estão suspensas. O que não para é o número de pessoas pedindo ajuda.
A Festa de São João aquece a economia local e muitas famílias conseguem uma renda extra em atividades informais. A própria SSVP também promovia show de prêmios ou pequenos bailes. O dinheiro era usado na manutenção das Vilas e na compra de cestas básicas.
O presidente do Conselho Central de Caruaru espera que dias melhores cheguem logo. “No dia 24 de junho, quando comemoramos São João, não teve fogueira, música, festa e as vidas das cerca de cem pessoas que morreram pela Covid-19 na cidade; muitas delas eram entusiastas da festa”. Planeja. “A gente espera um 2021 bem diferente, com muita saúde e animação”.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.