Há 210 anos (28 de janeiro de 1811), nascia, na cidade de Rouen (França), Pierre-Auguste Le Taillandier, um dos sete amigos que fundaram, em 23 de abril de 1833, em Paris, a SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO.
Ele teve apenas um irmão mais novo, Charles. Seu pai pertencia a uma família de comerciantes. Sua mãe era de uma família nobre. Le Taillandier mudou-se com a família para Paris onde ele pôde concluir os estudos jurídicos.
Juntou-se a Antônio-Frederico Ozanam nas “Conferências de História”, defendendo a realização de algum trabalho beneficente mais efetivo no lugar das intermináveis discussões teóricas sobre história, literatura e filosofia.
Ozanam o descrevia como “um jovem muito amável, bem informado e cheio de bom senso”. “A única falha encontrada é que ele não é de Lyon”, brincou carinhosamente Ozanam.
Em 1833, foi muito ativo na fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo. Ele também ministrava instruções religiosas aos aprendizes nas visitas domiciliares e junto a prisioneiros. Em 1834, Le Taillandier não era muito favorável ao desmembramento da primeira Conferência em várias outras, pois pensava que isso poderia ser o fim da Sociedade nascente, mas foi convencido pelos demais fundadores.
Em 1837, Le Taillandier foi para Le Mans e depois à sua cidade natal, Rouen. Auguste foi o primeiro dos jovens fundadores a receber o sacramento do matrimônio. Ele se casou com Marie Baudry, em 7 de agosto de 1838. O casal teve quatro filhos, sendo três meninas e um menino.
Em Rouen, ele foi diretor de uma companhia de seguros e de um hospital. Lá, ele fundou em 1841 a Conferência São Godard, vindo a ser presidente dela. Ele era muito popular entre seus companheiros da Conferência e concidadãos, vindo a receber muitos títulos de honraria.
Dedicou seus últimos dias a sua família, à educação de seus filhos, a seus amigos, à Conferência e a seu jardim. Pierre-Auguste Le Taillandier morreu em sua cidade natal em 23 de março de 1886, aos 75 anos de idade.
O Conselho Geral Internacional, por meio do projeto dos ANOS TEMÁTICOS INTERNACIONAIS, vem valorizando a biografia e o legado de todos os fundadores que inspirados pelo Divino Espírito Santo ao criarem a SSVP. Em 2022, se Deus quiser, será o ANO DE LE TAILLANDIER.
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.