Embora tenha o nome do santo invocado a interceder pelas chuvas, a comunidade de São Pedro, em Curuçá (PA), sofria com a falta de água. Vicentinos da região solicitaram recursos ao Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), por meio dos Projetos Sociais, para que fossem construídos poços artesianos na região. A chegada do líquido, além de garantir mais qualidade de vida à população, possibilitou a Mudança de Estruturas (promoção social). Foi criada uma horta comunitária, mantida pelo sistema de irrigação, em que os moradores podem colher verduras frescas; o que sobra é vendido em feiras, inclusive na capital do Estado, Belém.
O projeto foi criado pelo Conselho Central de Castanhal, em 2015. A atual presidente da Unidade Vicentina é a consócia Maria do Céu Galvão. Ela se emociona ao falar da iniciativa. “Queríamos apenas levar água para a comunidade. Ficávamos incomodados em ver aquela gente, inclusive muitas senhoras, andando longas distâncias para buscar água ou lavar roupas nos igarapés. Inicialmente, queríamos apenas os poços artesianos. Mas foi muito além do que esperávamos, pois deu condições de trabalho para quem mora no lugar”.
Atualmente, trabalham na horta três famílias. Cada uma delas tem conseguido uma renda mensal de R$1.5 mil. O projeto custou para o CNB pouco mais de R$ 6 mil.
[caption id="attachment_3306" align="alignleft" width="300"]
O agricultor Ronildo do Espírito Santo[/caption]
O agricultor Ronildo do Espírito Santo Pinheiro é um dos beneficiados pelo projeto e está muito feliz por sustentar a família com o esforço do próprio trabalho. “Eu gostaria de agradecer aos vicentinos por acreditarem no trabalho da gente. Estamos trabalhando e gerando renda”.
Ronildo faz planos para o futuro. “Esperamos melhorar e trabalhar muito, pois, a exemplo dos vicentinos, vamos ajudar muita gente também”.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Exemplos que Arrastam: a solidariedade não tem preço!
Seu Antonio, um vicentino de 100 anos, morador de Itapuranga/GO, criou um mega leilão de animais há quase 50 anos para ajudar os Pobres e o Lar da cidade.
Projeto 13 Casas 2025: esperança e dignidade transformam lares em todo o Brasil
Iniciativa da Família Vicentina beneficia famílias em situação de vulnerabilidade em várias regiões do país e fortalece o compromisso com a caridade organizada
A santidade não é privilégio de poucos, mas um chamado para todos
Para marcar a data em que se comemora o Dia de todos os Santos, o cronista e pesquisador Gesiel Júnior fala sobre sua história e os santos e santas vicentinos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.