Terminou hoje (21) o Encontro Internacional da Juventude Vicentina (EIJV), no Panamá. Cerca de 500 jovens do mundo todo estavam reunidos na cidade de Colon desde sexta-feira passada. Nesses dias, eles participaram de Missas, catequeses, festivais culturais e aprofundamento da espiritualidade do Carisma Vicentino.
A delegação brasileira tem 55 membros, que estão sendo acompanhados pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do Conselho
[caption id="attachment_5254" align="alignright" width="293"] Luiz Felipe[/caption]
Nacional do Brasil (CNB). Segundo os confrades e consócias do Brasil, o EIJV foi uma rica experiência nas vidas deles. “O evento foi muito bom. Muito aprendizado com espiritualidade. O que de melhor aprendemos é que precisamos ter firmeza na fé cristã/vicentina, e seguirmos Jesus e São Vicente de Paulo. Que também orientemos nossas ações sempre a serviço dos Pobres”, avalia o confrade Luiz Felipe Firmo de Almeida, membro da Conferência Santa Rosa de Viterbo, em Niterói (RJ).
É a segunda vez que Luiz participa do EIJV. Ele esteve na edição passada, na Polônia.
[caption id="attachment_5255" align="alignleft" width="300"] Confrade Daniel Carneiro[/caption]
O confrade Daniel Carneiro também gostou muito do que viveu em Colon. “Foram três dias de uma experiência única e revigorante”, define.
Vários idiomas, um único propósito: o seguimento de Jesus
Como o evento reúne vicentinos do mundo todo, as questões da língua e comunicação são interessantes. As Missas, por exemplo, tinham cada parte em um dos três idiomas adotados: inglês, espanhol e português.
Foi montado também um coral internacional, com integrantes cantando em uma das línguas adotadas.
Já as catequeses e oficinas foram ministradas nos idiomas dos participantes. Os brasileiros receberam as capacitações da consócia Ada Ferreira (representante da SSVP no Conselho Nacional do Brasil da Família Vicentina) e de representantes da Juventude Mariana Vicentina de Portugal.
MOTIVAÇÃO AOS JOVENS
[caption id="attachment_5256" align="alignnone" width="300"] Padre Tomaz ao centro[/caption]
O padre Tomaz Mavric, que é considerado sucessor de São Vicente por estar hoje na condição de Superior Geral da Congregação da Missão-CM (Ordem fundada por Vicente de Paulo), motivou os jovens vicentinos a seguirem na caminhada de serviço prestado a Jesus presente nos Pobres."Para nós, vicentinos, a alegria do Evangelho vem da convicção de que, como disse Vicente de Paulo, continuamos a missão de Jesus na Terra. Somos chamados a anunciar, por meio de nossas palavras e obras, que estamos a serviço dos Pobres, ou em outras palavras: A SERVIÇO DE JESUS!”.
Nesta segunda, os jovens viajam para a Cidade do Panamá, onde vão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), juntamente com o Papa Francisco.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Dia da Caridade: expressão viva da fé cristã e do amor de Deus
Padre Eli comenta versículos da Bíblia sobre caridade.
SSVP faz 1ª Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social
As propostas serão encaminhadas a evento nacional
Escapulário no peito e caridade nas mãos: conheça a devoção a Nossa Senhora do Carmo na SSVP
No dia dedicado à padroeira da Região 5, celebramos a Santa do Escapulário e revelamos quantas unidades vicentinas levam o nome de Nossa Senhora do Carmo no Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.