FRIO: sob temperaturas negativadas, vicentinos tentam diminuir o sofrimento dos Pobres

0
1664
Consócias em Santa Catarina separam roupas e agasalhos para os Pobres

 

O Dia da Caridade é celebrado hoje (19). No Sul, em vez de comemorarem a data, os vicentinos precisaram demonstrar ainda mais compaixão pelos Pobres. Com temperaturas abaixo de zero, esta semana tem sido de muito trabalho.

porto alegreEm Porto Alegre (RS), que hoje enfrenta uma média de 2º C, membros do Conselho Particular Madre de Deus decidiram ajudar as Conferências, doando para elas 60 cobertores para serem repassados às famílias assistidas pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). “Sabemos que o número é insuficiente para atender todo mundo, no entanto, estamos pedindo que as Conferências deem uma contrapartida.  Eu, na condição de vicentino, tenho feito o que posso para tentar diminuir o sofrimento das pessoas que assistimos; sofrimento este ampliado por causa do frio”, descreve o confrade José Rutikoski.

O Estado de Santa Catarina (SC) tem registrado as menores temperaturas em nível de país nesta semana. Em Bom Jardim da Serra fez hoje -8,8ºC. A consócia Telma Teresinha Martins Coan mora na cidade de Biguaçu e conta que o frio tem feito com que a comunidade se mobilize. Instituições alugaram um ginásio para que moradores de rua possam se abrigar. Vicentinos ajudam na confecção de lanches e distribuição de agasalhos.

As famílias que já são assistidas pela SSVP também ganharam roupas e cobertores.

20182982_10207946570456844_537025446_n“Eu não consigo dormir na minha cama confortável e quente, sabendo que há pessoas sofrendo por causa da queda de temperatura”, afirma Telma que, na noite passada, saiu para levar cobertores a dois nordestinos que chegaram a Biguaçu. A cidade tem acompanhando o crescimento da pobreza, ocasionado principalmente por pessoas que vão até o lugar em busca de emprego e não conseguem uma colocação no mercado de trabalho. A maioria dos imigrantes são haitianos.

MUDANÇA DE TEMPERATURA

A queda brusca na temperatura é ocasionada por uma massa polar que atingiu o Sul, Sudeste e Centro-oeste. O fenômeno é causado por um anticiclone, que deve se deslocar para o oceano Atlântico e se enfraquecer no decorrer da semana.

DIA DA CARIDADE

O Dia da Caridade no Brasil foi criado por meio da Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, decretado pelo presidente Humberto Castelo Branco, como forma de incentivar o altruísmo entre os brasileiros.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY