Família Vicentina terá 60 novos bem-aventurados em novembro

0
2202

 

A Igreja Católica deve beatificar no próximo dia 11 novembro cerca de 60 mártires da Família Vicentina. Todos são espanhóis, foram perseguidos e assassinados no século passado por professarem a fé cristã. A maior parte deles morreu dentro da Basílica da Medalha Milagrosa, enquanto rezava.

Os mártires são padres vicentinos, Filhas da Caridade, Irmãos e leigos (não foram divulgados os nomes dos Ramos que participavam).

Ainda sobre os leigos, de acordo com informações repassadas pelo cardeal Carlos Osoro, arcebispo de Madri, eram jovens e adultos, solteiros e casados, que cultivavam a fé e praticavam a caridade por meio do serviço aos Pobres e doentes, animados pelo carisma de São Vicente de Paulo.

O arcebispo lembra ainda que a celebração vem em um importante momento: a comemoração pelos 400 Anos do Carisma Vicentino, que marca o papel de Vicente de Paulo em 1617, ao reunir mulheres para os trabalhos caritativos. Foi o primeiro esforço do santo para organizar a caridade, mostrando aos cidadãos da época que ela não pode ser um ato isolado, mas um gesto contínuo e coordenado. “Vamos juntos agradecer a Deus por este importante dom e que bom que teremos agora o exemplo e a intercessão desses irmãos que viveram o Carisma Vicentino e deram suas vidas por amor de Deus e dos irmãos”.

Carlos Osoro, em carta divulgada na Espanha, citou o trecho de uma carta de São Vicente que elucida a preocupação do santo de que, se necessário, era preciso morrer pelos irmãos. “Quantas razões temos de agradecer ao Senhor por ter dado a esta Companhia (refere-se à Congregação da Missão) o espírito de martírio, essa luz e essa graça que fazem dele ver algo grande, brilhante, glorioso e divino, morrendo pelo próximo, à imitação de Nosso Senhor”.

Por fim, o arcebispo aconselha que os fiéis rezem pelos novos bem-aventurados. “Nós gostaríamos de dizer a cada um de nós e a cada uma de nossas comunidades e instituições na Igreja de Madri que os novos mártires nos ajudam com o seu exemplo e intercessão”.

O local e horário da beatificação também não foram informados ainda.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL, com dados do site internacional das Filhas da Caridade

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY