ENTREVISTA: presidente da SSVP avalia 2019 e fala sobre 2020

0
4720
"A firmeza na caminhada vicentina é fruto da oração e do sentido de pertencimento à nossa SSVP" - confrade Cristian Reis, presidente nacional da SSVP

O ano de 2020, segundo o presidente nacional da SSVP, será “de muito trabalho”. Em entrevista ao site SSVPBRASL, o confrade Cristian Reis da Luz comenta sobre importantes eventos que acontecerão, dentre eles, a votação da Regra, o Jubileu de Ouro da Romaria Nacional ao Santuário de Aparecida e o Fórum Nacional da Juventude Vicentina. Ele ainda avalia 2019.

 

SSVPBRASIL – De que forma o senhor avaliaria 2019 sob a perspectiva vicentina?

Confrade Cristian – Avalio com grandes desafios e, ao mesmo tempo, com boas perspectivas para o futuro da SSVP. O ano de 2019 foi de muito aprendizado, partilha entre as Unidades. Dentre os destaques, cito o ano temático ‘Mestres e Senhores’, além dos Projetos Sociais, Projeto Todos Somos Um e Projeto de Ajuda Fraterna, que destinaram recursos do CNB para outras Unidades melhor servirem aos Pobres.

 

SSVPBRASIL – Na mensagem de Natal do ano passado, foram feitos dois pedidos aos membros da SSVP: orações e a firmeza na caminhada vicentina. Acredita que eles foram atendidos? Justifique resposta. 

Confrade Cristian – Sinto no meu coração muitas orações pela SSVP e pela minha caminhada junto ao CNB com minha diretoria. É tão bom escutar por onde eu ando os vicentinos(as) dizerem ‘eu rezo por você e sua diretoria’. Nós precisamos de muita oração. A firmeza na caminhada vicentina é fruto da oração e do sentido de pertencimento à nossa SSVP. Acreditar que é possível fazer a diferença dos mais necessitados e saber que independente de cargo, o meu Servir está na Conferência, na visita aos Pobres, e por Eles que devemos lutar e ser firmes, cumprindo e fazendo cumprir o nosso Regulamento.

 

SSVPBRASIL – O que os vicentinos brasileiros podem esperar do Conselho Nacional do Brasil (CNB) para o ano de 2020?

Confrade Cristian – Temos muitas atividades que espero que ajudem nossos trabalhos: são encontros nacionais, regionais, Plenárias, votações do nosso Regulamento, Encontro Territorial do CGI sediado pelo Brasil na cidade de Aparecida, 50ª Romaria à cidade de Aparecida, Fórum Nacional da Juventude, trabalhos de revitalização, encontro do segmento de Educação da SSVP… Enfim, podem esperar muito serviço e dedicação, e ainda uma reflexão vicentina sobre o ano temático: Rede de Caridade.

 

SSVPBRASIL – Todas as atividades vicentinas são muito importantes, mas para o próximo ano, duas em especial são aguardadas com muita ansiedade, que a Romaria Nacional ao Santuário de Aparecida (SP) e a votação da Regra. Como o senhor acredita que serão estes dois momentos?

Confrade Cristian –  A Romaria será um importante momento na nossa história, para ser guardado no coração, na memória, em fotografias… Uma Romaria que daqui há alguns anos, diremos: EU FUI. Não tenho dúvidas de que a espiritualidade na Romaria revigorará nossas ações semanais. Já no que tange à votação do Regulamento, penso que serão momentos de discussões fortes, providas de desinteresses pessoais para pensar no global, na SSVP Brasil.

SSVPBRASIL – Ao aceitar presidir a SSVP no maior país vicentino do mundo, aceitou também o convite de se esforçar pela efetivação da ‘Rede de Caridade’ sonhada por Ozanam. Acredita que o principal fundador da entidade, lá do Céu, está feliz com o seu desempenho à frente da instituição que ele criou?

Confrade Cristian –  Uma pergunta difícil de ser respondida, mas digo que minha diretoria e eu nos esforçamos para fazer o melhor para a SSVP. Não temos medo de errar e a omissão não faz parte do nosso vocabulário. Lutamos por uma SSVP servidora, baseada na ética e na ação correta. Desculpe a ousadia ao nosso fundador, mas digo que o ideal de Ozanam também é o meu ideal.

 

SSVPBRASIL – Nesta época do ano é muito comum a troca de presentes. Para o vicentino, além da promoção de uma família pobre, talvez, o melhor presente seria a canonização de Ozanam. O que o Brasil tem feito para dar esta alegria aos confrades e às consócias?

Confrade Cristan – Sabemos que tem um caso sendo estudado no Brasil e acompanhado pelo CGI. Tudo que o CGI nos solicita não medimos esforços para facilitar e viabilizar o processo de canonização.

 

SSVPBRASIL – Ao ano que começa, tem gente que deseja paz, saúde ou dinheiro. O que o senhor deseja aos vicentinos, aos Pobres, aos benfeitores e colaboradores de toda a SSVP?

Confrade Cristian – Como disse na mensagem de final de Ano, por meio de um vídeo: desejo um ano de muito serviço junto aos Pobres. Que não nos faltem dedicação e zelo para cumprir nossa Missão de servidores dos mais necessitados. Que nosso Amor transborde em nossas falas e ações. Que nossas famílias sejam abençoadas.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY