Consócia lembra trajetória de Projeto Social de 2012

0
1824
Alunas do curso

 

O município de Caicó (RN) tem como atividade econômica o artesanato, incluindo-o no Roteiro Turístico Sustentável do Seridó, uma iniciativa para divulgar ao resto do país a cultura popular. O ‘Roteiro’, inclusive, já foi premiado pelo Ministério do Turismo como o melhor programa de regionalização turística. A partir desta vocação local, vicentinos criaram um Projeto Social para ensinar o ofício do trabalho manual às mulheres carentes da região.

Consócia Maria de Fátima
Consócia Maria de Fátima

A iniciativa foi proposta ao Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) em 2011. Aprovada, recebeu cerca de R$1.6 mil para ser colocada em prática. A responsável pelo projeto Gerando renda por meio do artesanato foi a consócia Maria de Fátima Souza Medeiros. Ela participava de uma cooperativa de artesanato e, junto com as amigas, elas resolveram ensinar o artesanato para cerca de 30 mulheres, entre 19 e 60 anos, a maioria chefes de família em situação de desemprego.

O Gerando renda por meio do artesanato cumpriu todas as etapas previstas no projeto. As aulas foram iniciadas em janeiro de 2012 e encerradas no mês de setembro do mesmo ano. “Foi uma época maravilhosa de nossas vidas. Pudemos ensinar e aprender muito com aquelas mulheres. Trocamos experiências e nos emocionamos com realidades tão diferentes das nossas”, relembra Maria de Fátima.

Durante o curso, as alunas aprenderam a fazer: crochê, patchwork, pintura em tecido, ponto cruz, rococó, entre outras modalidades de artesanato. Elas também participaram de palestras sobre cooperativismo e administração de negócios.

Passados seis anos, Maria de Fátima diz que os resultados surtem efeitos até hoje. “Esses dias mesmo, eu encontrei com uma ex-aluna que segue fazendo artesanato para complementar a renda da família dela”.

O projeto de Caicó foi idealizado pelas Conferências São Joaquim e Nossa Senhora de Fátima, ambas na Zona Norte da cidade.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY