Conheça orientações vicentinas para o uso de redes sociais

0
4174

Quase metade do planeta está nas redes sociais. São cerca de 3,5 bilhões de usuários, segundo o relatório Global Digital Statshot 2019. Os vicentinos endossam estes números. O problema é que, como representam a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), quando os confrades e consócias se envolvem em discussões e polêmicas contrárias aos valores cristãos, eles acabam prejudicando a imagem da entidade.

Diante disso, o Conselho Geral lançou em Portugal, no mês de junho, o documento a seguir, que orienta sobre a utilização das redes sociais por parte dos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo.

As instruções, na opinião do presidente da SSVP no Brasil, são muito úteis. “Acompanhamos na última eleição uma polarização de ideias nas redes sociais e, muitas vezes, vicentinos deixando de lado a amizade tão presente no nosso meio. Portanto, essas diretrizes são sinais de luz para nossa atitude de serviço e dentro da espiritualidade que devemos viver”, afirma o confrade Cristian.

 

PROJETO SSVP Diretrizes de Mídia Social

 

“Segurança em primeiro lugar”

 

Verifique se você está seguro quando navega na web, desde criar senhas eficazes até proteger sua identidade.

 

•Senhas existem para sua segurança, garanta que a sua seja a mais forte possível. Você pode usar intencionalmente palavras com erros ortográficos, letras maiúsculas ou incluir números.

•Mantenha suas senhas seguras e desconecte seus perfis e PCs quando terminar de usá-los. Você é pessoalmente responsável por qualquer conteúdo postado, mesmo se outra pessoa usa a sua conta.

• Você revelaria sua senha do cartão de banco ou seu endereço a um estranho? Compartilhar esses detalhes on-line não é diferente, portanto, mantenha-os privados para se proteger contra roubo de identidade.

• Proteja sua privacidade e aproveite ao máximo as configurações de privacidade em sites em que você inclui informações pessoais e tenha cuidado com solicitações de amigos em sites como o Facebook de pessoas que você não conhece.

• Uma vez que você posta uma foto ou escreve algo, uma cópia disto pode ser compartilhada e permanecer on-line permanentemente para que todos possam ver, mesmo que você a tenha excluído.

•Denuncie qualquer post inapropriado ou ofensivo usando a ferramenta de relatórios do site se ele possui uma.

 

“Há um Tempo e um Lugar

certo para tudo”

 

Sinta-se livre para compartilhar qualquer um dos posts oficiais SSVP

 

•         Sinta-se livre para “curtir” qualquer um dos posts oficiais da SSVP na nossa página do Facebook e compartilhe stories positivos da SSVP com seus amigos e seguidores.

 

•         Não faça comentários em nome da SSVP em outros sites, você pode deixar isso para nossa equipe de Comunicação.

 

 

“Dignidade e Respeito percorrem um longo caminho”

 

Comunique com os outros on-line como você faria se estivesse face a face, com Dignidade e Respeito.

Lembre-se de estar consciente de como seus posts podem ser percebidos por outros.

Verifique sempre se você está disposto que seus colegas, amigos ou família leiam as coisas que você posta.

 

•         Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Isso significa não postar nenhum material constrangedor, incômodo, ofensivo ou difamatório em relação a qualquer pessoa, incluindo colegas, voluntários, membros e nossos clientes.

 

•         Não poste piadas ou comentários depreciativos relativos ao gênero, orientação sexual, raça, idade, estado civil, situação familiar, deficiência, religião ou membro de comunidades de viajantes.

 

 

 

 

“Em caso de dúvida, deixe de fora”

 

Algumas informações sobre a SSVP são confidenciais. Se você não tem certeza se deveria postar ou não algum conteúdo, nos pergunte primeiro.

 

•         Não comentar ou divulgar informações confidenciais da Sociedade (isso inclui detalhes pessoais e informações financeiras).

 

•         Não faça referências políticas que podem ser associadas à Sociedade em suas comunicações online.

 

 

•         Se você precisar de mais clareza sobre quais informações são consideradas confidenciais para a SSVP, fale com o seu Presidente ou com nossa equipe de comunicação, que terá prazer em ajudá-lo.

 

“Vinculado à SSVP? Pense de novo”

 

Se você menciona a SSVP on-line ou tem alguma associação com a SSVP em suas páginas pessoais

você estará representando a Sociedade

 

•         Você nunca deve falar em nome da SSVP sem permissão, ou incluir nossos logotipos em seus posts.

 

-Quando você está representando a si mesmo e a SSVP, agir da mesma forma que você faz no trabalho

•         ou voluntariado, responsável e honestamente.

 

• Você estará representando a SSVP se:

 

–          -Participar de discussões online relativas à SSVP, esteja você postando pela sociedade ou no seu perfil pessoal

–          -Identificar a  si mesmo online como empregado ou voluntário dizendo que você trabalha ou faz voluntariado para nós em seus perfis online (Facebook, Instagram, Twitter ou Linkedln etc)

–          -Postar fotos ou videos de você, seus colegas ou voluntários em seu local de trabalho ou em algum evento da SSVP

-Se referir a outro membro, empregado ou voluntário que trabalhe ou faça voluntariado  na SSVP

 

-Se referir àqueles a quem a Sociedade assiste em seus perfis online.

 

 

Fonte: Boletim Brasileiro, edição setembro/outubro, com informações repassadas pelo Conselho Geral Internacional

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY