Confrade ajuda a salvar vidas em cidade alagada no Nordeste

0
522

Não é a seca que castiga o sertão nordestino. Neste ano, o excesso de chuvas tem sido o motivo para muitos transtornos nas vidas de moradores de Pernambuco e Alagoas. Ontem (26) à noite, cidades ficaram alagadas. Uma delas é Santana do Ipanema (AL), distante cerca de 200 km de Maceió. Com o elevado volume de águas, o Riacho Camoxinga e o Rio Ipanema transbordaram, inundando casas do município.    

O confrade Ivaldo de Moura é presidente do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife, no entanto, trabalha como policial militar em Santana do Ipanema. Ele passou a noite de ontem e o início da madrugada de hoje ajudando a resgatar pessoas que estavam ilhadas.

Uma das situações mais emocionantes, segundo o confrade Ivaldo, foi a de uma família que subiu no muro para não ser levada pela correnteza. A água estava muito alta. Policiais, bombeiros e voluntários não conseguiam chegar perto do local e havia o risco de que o muro cedesse. Quando o volume de água diminuiu, o resgate pôde ser feito. “Nós tivemos que carregar as pessoas. Tinham idosos entre elas”.

O vicentino descreve que a comunidade também estava de quarentena devido ao Covid-19. “No momento, a gente nem pensou em Coronavírus. Infelizmente tinha o risco, mas a ameaça da enchente era maior que a do Coronavírus”.

Segundo informações dos Bombeiros, divulgadas no site G1, mais de 40 pessoas estão desabrigadas. Algumas foram levadas para uma Igreja católica, e outras para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Não há mortos.

SSVP EM AÇÃO

A consócia Conceição Marques, vice-presidente da SSVP para a Região VI (que engloba os Estados de Pernambuco e Alagoas) vem acompanhando a situação das chuvas no Nordeste e está em contato  direto com a diretoria do Conselho Nacional do Brasil (CNB). Ela diz que a região é carente e vai precisar de ajuda, no entanto, o momento é de esperar um levantamento das autoridades locais para que as doações sejam bem empregadas.

Não há Conferências e nem assistidos em Santana do Ipanema.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL  

Comente pelo Facebook

Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/4/cd/a6/ssvpbrasil1/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 352

LEAVE A REPLY