Chipre é o novo país onde a SSVP está presente

0
4777

O Conselho Geral Internacional da SSVP tem a imensa alegria de informar à comunidade vicentina mundial que acabam de ser fundadas duas Conferências no Chipre. A partir de agora, com o ingresso do Chipre, a Sociedade de São Vicente de Paulo encontra-se em 154 territórios.

A Conferência “São José da Aparição” foi criada na cidade de Larnaka, e a Conferência “Santa Maria” foi fundada na localidade de Nicosia. As duas Conferências foram estabelecidas após o brilhante trabalho missionário e institucional realizado pela consócia Ella Bittar (Vice-presidente Territorial Internacional para o Oriente Médio) e equipe, que fez visitas ao Chipre nos dias 19, 20 e 21 de outubro deste ano.

Ella Bittar participou de várias reuniões, distribuiu folhetos, visitou igrejas e fez palestras em paróquias. A consócia falou sobre as origens da SSVP, a história dos fundadores, a missão e visão dos vicentinos, a espiritualidade vicentina, o papel do Conselho Geral, o trabalho das Conferências, o serviço amoroso aos pobres e os princípios da SSVP.

“Quero agradecer, primeiramente a Deus, por nos ter permitido alcançar esse objetivo, e especialmente à Igreja Católica do Chipre, que vem dando o apoio necessário para que conseguíssemos fundar as duas Conferências”, externou Ella. A missão no Chipre só foi possível graças ao apoio, ao encorajamento e à presença da Igreja ao nosso lado. Novas Conferências deverão ser criadas no Chipre em breve, tendo em vista a excelente receptividade do clero e dos católicos em geral. A motivação é muito grande.

Também o 16º Presidente Geral se manifestou sobre essa excelente notícia para a SSVP e para a melhoria da atenção aos mais excluídos. “O Projeto SSVP Plus vem caminhando a passos largos. Nesses dois anos de mandato, já conseguimos levar a semente da SSVP para a Albânia, a Libéria e o Chipre. Ainda temos outras nações em vista. Agradecemos aos Conselhos Superiores que têm nos ajudado nesta tarefa, com recursos econômicos e materiais de apoio”, afirmou o confrade Renato Lima.

Agradecemos, do fundo do coração, ao apoio incondicional do Monsenhor Youssef Soueif, bispo maronita de Nicosia, que durante as homilias no dia da fundação das Conferências motivou os paroquianos a ingressarem na SSVP. Monsenhor Youssef designou o padre Akl Abi Nader para acompanhar a Conferência de Nicosia, e a Irmã Teresa para acompanhar o início do crescimento da Conferência de Larnaka.

A República do Chipre pertence ao continente europeu, mas devido ao trabalho da Vice-presidência do Oriente Médio, e por razões culturais e históricas, o país ficará inicialmente vinculado à supervisão da nossa consócia Ella Bittar, do Líbano. O Chipre é um país com 1 milhão de habitante e apenas 8% de católicos que seguem o rito maronita. Oremos a Deus para que surjam novas Conferências no Chipre. Nova visita da consócia Ella ao Chipre acontecerá – com a graça de Deus – nas próximas semanas.

 

Fonte: Conselho Geral Internacional

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY