Hoje é celebrado o dia da Nossa Senhora da Rosa Mística, padroeira da Região 2. A santa é reconhecida devido as suas aparições, que remontam a 1947, na Itália, para a enfermeira Pierina Gilli, no hospital onde a profissional trabalhava.
Na aparição, Nossa Senhora da Rosa Mística mostrava-se como uma mulher bonita, de véu branco e túnica púrpura. Ela tinha três espadas perfurando o coração e aparentava uma tristeza muito profunda. Segundo a enfermeira, a Santa falou “Oração, Penitência e Expiação”.
Anos depois, Nossa Senhora da Rosa Mística realizou uma segunda aparição. Nessa ocasião, as três espadas transformaram-se em três rosas, uma vermelha, uma branca e outra dourada. Nesse segundo momento, a Santa pediu que todos orassem pelos sacerdotes através de uma devoção mariana que seria difundida pelo mundo.
A enfermeira Pierina Gilli ainda recebeu mais visitas da Nossa Senhora. Nas aparições, a Santa pediu por penitência, oração e cuidado com as vocações sacerdotais e com as instituições religiosas. Nossa Senhora também foi responsável por diversas curas. “Existe um significado para as três rosas e para as três espadas que aparecem no coração de Maria”, conta a Vice-Presidente para a Região 2, Maria Margarete Santos, a Margô.
Segundo a consócia, uma das espadas simboliza a escassez das vocações, outra representa os pecados mortais dos religiosos e a última significa o sofrimento sentido pelos sacerdotes que cometeram a mesma traição de Judas. Quanto às rosas, elas são os três pedidos de Nossa Senhora, sendo eles o espírito de oração (rosa branca), o da expiação e sacrifício (rosa vermelha) e a penitência (a rosa dourada).
Nossa Senhora da Rosa Mística foi designada a Região 2 em 1991, quando a SSVP Brasil, com influência da Juventude Vicentina, passava por transformações intensas. Nessa época, os Conselhos Metropolitanos começaram a ser regionalizados, visando simplificar e melhorar a organização das atividades. Com isso, as Comissões de Jovem criaram uma divisão conforme as atividades estavam sendo desenvolvidas e consagrou cada região a uma Nossa Senhora.
Nessa setorização, a Região 2 ficou com os Conselhos Metropolitanos de Governador Valadares/MG, Ouro Preto/MG, Caratinga/MG, Juiz de Fora/MG, Rio de Janeiro/RJ, Volta Redonda/RJ e Barbacena/MG. Confira a consagração a Nossa Senhora da Rosa Mística:
“Ó, Maria Santíssima, Senhora Rosa Mística, eu me consagro inteiramente a vós.
Consagro-vos o meu entendimento, para que eu possa sempre vos amar.
Consagro-vos a minha língua, para que eu possa sempre vos louvar.
Consagro-vos o meu coração, para que eu seja totalmente vosso.
Recebei-me, ó, Mãe incomparável, no ditoso número de vossos servos. Acolhei-me debaixo de vossa proteção, socorrei-me em minhas necessidades temporais e espirituais e, sobretudo, na hora da minha morte.
Abençoai-me e fortalecei a minha fé para que, amando-vos nesta vida, eu possa contemplar para todo sempre a vossa face, no céu.
Amém.”
CELEBRAÇÕES
Para comemorar e reverenciar a Nossa Senhora da Rosa Mística, os Conselhos Metropolitanos da Região 2 realizam festas em nome da santa. Em Juiz de Fora/MG, por exemplo, com ajuda do Conselho Central Cristo Redentor, Conselho Diocesano e Conselho Central Santo Antônio, é realizado a Festa de Nossa Senhora da Rosa Mística.
O evento acontece no dia 15 de julho, sábado, começando às 14h, na Gruta da Nossa Senhora Aparecida, na Catedral Metropolitana, e segue para a Santa Missa, às 17h, no mesmo local. Ja, na cidade de Barbacena/SP, a santa também é homenageada. No dia 16 de julho, domingo, a Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística realiza um momento de oração e coroação da Nossa Senhora.