O Departamento Nacional de Comunicação (Decom) e o Departamento Nacional de Normatização de Orientação (Denor), em uma proposta inédita dentro da SSVP, abriu espaço para que os candidatos vicentinos às eleições de 2018 possam apresentar as propostas de trabalho. Ambos os Departamentos nacionais enfatizam que a Sociedade de São Vicente de Paulo não apoia nenhum candidato, mas como a realização de debates é permitida e incentivada por meio da cartilha O vicentino e a política, a maneira mais viável de se fazer foi por meio de questionários publicados hoje no site SSVPBRASIL.

No último dia 21 de agosto, foram divulgadas matéria no site oficial do CNB e chamada na página da instituição no Facebook, informando sobre a realização do projeto. Para participar, o primeiro item era o envio de uma carta, assinada pelo presidente da Conferência à qual o candidato participa, atestando a frequência deles às reuniões, visitas às famílias assistidas e demais compromissos.

Quatro candidatos fizeram contato com a equipe de jornalismo do site SSVPBRASIL, manifestando interesse em integrar o projeto. Os questionários foram mandados para todos no mesmo dia e horário. No entanto, apenas dois responderam dentro do prazo estipulado. São eles: confrade Miguel Lombardi (PR), candidato a deputado federal, em São Paulo; e consócia Lúcia Brando de Azevedo dos Santos (PHS), candidata a deputada estadual pelo Rio de Janeiro (a ordem de divulgação estipulada era – 1º: presidente e vice; 2º: governador e vice; 3º: senador; 4º: deputado federal; e 5º: deputado estadual ou distrital.

Miguel Lombardi

Confrade Miguel Lombardi. Tem 54 anos. Formado em Gestão Pública. É corretor de imóveis. O candidato apresentou uma carta assinada pela consócia Cláudia Pereira da Silva, presidente da Conferência Divino Espírito Santo – em Limeira (SP) – atestando que o mesmo é ativo na Unidade Vicentina.

 

 

 

Lúcia Brando

Consócia Lúcia Brando de Azevedo dos Santos. Tem 64 anos. Formada em Ciências Contábeis (com bacharelado, pós-graduação e mestrado) e em Direito. É auditora fiscal aposentada e advogada.

A candidata apresentou uma carta assinada pelo confrade João Pedro Brando dos Santos, presidente da Conferência São Francisco Xavier – em Niterói (RJ) – atestando que a mesma é ativa na Unidade Vicentina.

 

 

SSVPBRASIL – Na vida pública, quais cargos já assumiu?

Confrade Miguel – Fui diretor de Obra Unida por 17 anos. Foi um tempo de aprendizado na Creche São Vicente de Paulo que reflete até hoje na minha ação parlamentar. Foi uma experiência que aconteceu antes mesmo de eu ser indicado para disputar um cargo eletivo pela comunidade do Santa Eulália. Foi ali que ajudei a construir a paróquia junto com lideranças do bairro. Essa vivência estimulou a percepção das pessoas que sem um porta-voz presente na esfera Legislativa ou no Executivo, as barreiras para levar mais qualidade de vida são maiores (saneamento, água, asfalto, iluminação, posto de saúde, creche). Diante da ausência de representatividade dos bairros daquela região de Limeira, fui indicado pelas famílias na construção desse processo. Minha indicação foi baseada também pela minha atividade como escriturário na extinta unidade do Banco Sul Brasileiro em Limeira e na área esportiva, porque fui jogador de futebol amador. Logo, eu reunia uma rede de contatos sólida, além, é claro, da confiança dos moradores dos bairros da região sul da nossa cidade. Disputei com alegria a minha primeira eleição em 1996. Não tive êxito. Apesar disso, recebi um convite especial para assessorar o vice-prefeito eleito na ocasião e pude amadurecer minha vocação para o exercício da política e, de algum modo, conectar esta atividade à demanda da comunidade que me ajudou a ter mais de mil votos. Um número representativo. Na eleição seguinte, no ano de 2000, fui eleito. Tive êxito também nas outras três eleições seguintes. O que demonstra, de algum modo, que a população aprovou o trabalho. Tenho uma grande felicidade no coração pelo fato do meu principal legado como vereador foi ter sido o autor do projeto de lei chamado Bolsa-Creche. O programa que atende famílias em situação de vulnerabilidade e auxilia ainda hoje mais de 1700 crianças por ano e completou uma década. Já atingiu mais de 12 mil famílias beneficiadas. Sabe por que conto isso? Porque foi inspirado na vivência como diretor da Creche São Vicente de Paulo que percebi que eu poderia propor uma lei que ajudasse quem mais precisa. Em virtude de sucessivas leis e uma trajetória que sempre buscou aliar a eficiência e a decência, fui indicado pelo meu partido para disputar o cargo de deputado federal. Fui votado em 174 municípios paulistas. Assim que assumi o cargo, tive a iniciativa de iniciar o meu compromisso com as Obras Unidas do Estado de São Paulo. Com a indicação dos seis Conselhos Metropolitanos da região IV, indiquei recursos para 90 obras, num total de R$ 7,9 milhões. Além disso, ajudamos a destravar pendência em documentações (CEBAS e CNEAS), principalmente, no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário de 60 Obras. Até recentemente, estou comprometido a ajudar a Sociedade de São Vicente de Paulo a conseguir um assento (merecido) no Conselho Nacional de Assistência Social. Como vicentino que ocupa atualmente o cargo de deputado federal, este é o meu compromisso.

 Consócia Lúcia – Esta é a primeira vez que concorro a um cargo político. Candidatei-me pela minha descrença na política atual, pelo descaso das autoridades públicas com as parcelas mais vulneráveis da sociedade (crianças, idosos, jovens, negros, portadores de necessidades especiais, mulheres) e a falta de soluções efetivas para os problemas na saúde, educação, segurança e na má gestão dos recursos públicos.

SSVPBRASIL – O Brasil vive hoje um período de descrédito em relação à política, provocado pelos escândalos de corrupção. O que pretende fazer para reverter a situação, mostrando aos eleitores que ‘política’ e ‘politicagem’ são distintas e, só a primeira pode garantir um futuro melhor aos cidadãos?

Confrade Miguel – Estou na vida pública há 20 anos. Não sou investigado e não tenho processo. Enfim, sou ficha limpa. Já apresentei projetos de lei para fechar o cerco contra a corrupção. Não há fórmula mágica para reverter esse quadro. Mas há iniciativas poderosas como esta da SSVP/Decom/Denor que ajudam a melhorar a qualidade da nossa democracia. Outras ferramentas que aumentam fiscalização sobre os eleitos têm ajudado a aumentar a fiscalização para reduzir corrupções. Cito o notável exemplo do órgão independente políticos.org.br e o www.vigieaqui.com.br.

 Consócia Lúcia – A maioria dos políticos que ocupam atualmente cargos, tanto na esfera legislativa como executiva, não visam melhorar as condições de vida de nossa população, mas sim seus interesses particulares. O político nada mais é do que um representante do povo, sendo dever fundamental dele agir de acordo com o interesse da sociedade e visando a solução dos problemas sociais e econômicos que assolam nossa realidade.

SSVPBRASIL – Também têm sido pautas recorrentes a votação de projetos que atentem à vida, e aos preceitos cristãos, tais como a legalização do aborto no Brasil. Qual tem sido seu posicionamento em relação a elas?

Confrade Miguel – Olha, fiz questão de participar da comissão que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 58/2011 que abriria caminho para descriminalização do aborto no Brasil. O meu voto foi em defesa da vida. Sou contra o aborto.

 Consócia Lúcia – Nosso ordenamento jurídico tutela os direitos do nascituro, garantindo-o direitos como os alimentos gravídicos e o direito inviolável à vida. Os valores cristãos se encontram em consonância com nossa legislação e isso não deve ser alterado. Sigo os ensinamentos de Jesus que veio para que todos tenham vida. A vida é divina e não mera criação humana. Não faz sentido dizer que política não se mistura com religião, na medida em que ela compõe a moral que serve de base para o direito e o legislador.

 

SSVPBRASIL – No campo social, quais são as suas propostas de gestão?

Confrade Miguel – Sou autor de 18 projetos de lei na Câmara dos Deputados. A maioria defende o 3º setor. Um exemplo prático é o PL 5498/16. Ele autoriza o repasse direto pela União de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social às entidades de assistência social. Conheça outros eixos: 1) ajudar 100% das Obras Vicentinas da Região IV; 2) defender Leis que desburocratizem o 3º setor; 3) ajudar a SSVP a conseguir um assento no Conselho Nacional de Assistência Social; 4) ampliar atendimento para todas as Obras do Brasil (Cebas e CNEAS).

 Consócia Lúcia – Meus objetivos são amparar as regiões interioranas do estado do Rio, fiscalizando o cumprimento das leis já existentes e elaborando novas propostas que visem levar saneamento básico, saúde, educação e moradia digna aos menos favorecidos. Observar com atenção ao tratamento que as minorias (idosos, crianças e adolescentes, mulheres, negros, portadores de necessidades especiais) recebem do Estado, buscando sempre a ampliação dos direitos e o efetivo cumprimento dos [direitos] existentes.

 

SSVPBRASIL –  De que forma os ensinamentos vicentinos – de fé, amizade e caridade – devem nortear a sua vida pública, caso seja eleito (a)?

Confrade Miguel – Ozanam é um exemplo a ser seguido. Em seu tempo, lutou por justiça social. Sou vicentino desde 1994. De lá para cá, conheci muitos confrades e consócias que me inspiram também a seguir no caminho da fé, ter esperança e reproduzir esse sentimento por meio da caridade. A essência da SSVP são as Conferências. É ali que sentimos a Evangelização e exercitamos a caridade e amor entre nós vicentinos; e compartilhamos com nossos assistidos. Sou vicentino e estou deputado. Aprendi que posso ajudar nossas obras por meio da ação política, sem esquecer a essência de pertencer a uma comunidade de caridade.

Consócia Lúcia – Os ensinamentos vicentinos serão o tripé de meu mandato – e de minha vida. De nada somos sem fé, esperança e caridade. Precisamos ter fé em Deus e acreditar que nosso Estado possui capacidade de mudança, devemos cultivar a esperança para ajudar os outros e então legislar em seu favor, precisamos da caridade para que não seja um governo só pelos ricos, mas para todos,  dando o amparo necessário e essencial para aqueles que mais precisam.

SSVPBRASIL – O que será prioridade na sua gestão?

Confrade Miguel – Ser o porta-voz das Obras Vicentinas no Congresso Nacional, nos Ministérios, na Presidência da República e nos órgãos federais. Sei o que fazer e como fazer. A prioridade é ajudar 100% das Obras da Região IV e fazer gestão para que a SSVP consiga um assento no Conselho Nacional de Assistência Social.  Sou o deputado campeão em emendas para entidades sociais no Estado. Quero dobrar este recurso e ajudar ainda mais a saúde pública. Principalmente as Santas Casas do interior paulista e centros de tratamento de câncer. Já fiz e vou fazer mais.

Consócia Lúcia – Aprovar os projetos de lei que estão pendentes que são de interesse do povo e que beneficiarão a população de alguma forma. Desenvolver projetos que visem a melhora da saúde, principalmente para idosos, pessoas com deficiência e moradores de rua, que são marginalizados pelo sistema de saúde, desenvolvimento da educação básica e superior, mais investimentos na área de segurança pública.

 

SSVPBRASIL – O seu plano de Governo tem alguma proposta de forma a contribuir para que SSVP tenha mais espaço nas discussões com foco na assistência social dentro de entidades governamentais?

Confrade Miguel – Prestar suporte para que a SSVP consiga um assento no Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Este é um espaço vital para que a SSVP consiga fazer enfrentamento necessário e interagir com políticas governamentais que tratam da defesa de direitos. Tenho trabalhado também para ajudar os seis Conselhos Metropolitanos da Região IV, fazendo gestão nos órgãos estaduais e nas Prefeituras. Quero também intensificar a ação do mandato, em âmbito nacional, na resolução de pendências em relação ao CEBAS e CNEAS.

 Consócia Lúcia – Sim, pretendo como candidata ampliar a participação da SSVP no governo, promovendo a fé, esperança e caridade, lema de nossa instituição, que faço parte há mais de 25 anos.

 

SSVPBRASIL – O que pretende fazer para contribuir com os trabalhos das Obras Unidas no país?

Confrade Miguel – Eu tenho uma grande alegria no coração que é ser o único deputado paulista que é vicentino. Com o passar do tempo, o mandato se tornou referência para vicentinos de outros Estados, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, em virtude da capacidade de resolução de pendências referentes ao Cebas e CNEAS, um problema que atinge boa parte das Obras da SSVP no Brasil. Quero aprofundar esta ajuda em todo território nacional. Eu sei o que fazer e como fazer.

Consócia Lúcia – Cobrar do Poder Público apoio e incentivo econômico às Obras Unidas da SSVP, visto que são entidades beneficentes cujas ações se convertem em melhorias para a vida do povo. Minha intenção como candidata – e caso eleita – é justamente ampliar o projeto da Sociedade São Vicente de Paulo.

 

SSVPBRASIL – Qual é sua proposta de trabalho para superar a grande desigualdade social que assola o Brasil?

Confrade Miguel – A minha atribuição como parlamentar é apoiar projetos e programas que ajudem a retirar da condição de vulnerabilidade social as famílias que mais precisam. Defendo e vou continuar a defender a ampliação no Orçamento Geral da União de um maior aporte para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. É evidente que apoiar políticas econômicas sólidas e sem aventuras são fundamentais para reduzir o desemprego que ajuda a diminuir estas desigualdades que violentam os brasileiros pobres.

Consócia Lúcia – Investir em educação, básica e superior, criar medidas paliativas como as cotas para pessoas de baixa renda e de colégio público, e regulamentar os tributos que as pessoas de baixa renda pagam para um percentual menor.

 

SSVPRASIL – Quanto pretende gastar com sua campanha política? Qual é a origem deste dinheiro?

Confrade Miguel – O limite legal de gasto definido para esta campanha eleitoral é de R$ 1,5 milhão. O recurso é originário do Fundo Partidário e supervisionado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Consócia Lúcia – Pretendo gastar o mínimo possível. Os recursos financeiros que estão sendo usados em minha campanha são parte de minhas economias juntadas ao longo dos anos de trabalho, bem como doações de amigos pessoais.

 

SSVPBRASIL – Por que o (a) senhor (a) merece o voto de confiança dos eleitores brasileiros?

Confrade Miguel – Como vicentino, tenho o dever de levar os valores cristãos para as instituições públicas. Eu me sinto mais preparado e experiente para ajudar as Obras Unidas. Na história da SSVP, sou o deputado que mais ajudou nossas entidades. São 7,8 milhões para 90 obras. Ajudei a destravar o Cebas e CNEAS de outras 60 instituições. Sou campeão de verbas para a Assistência Social no Estado e tenho compromisso real com as Santas Casas do interior paulista. Fui avaliado como o melhor parlamentar do Brasil em 2017 e sou ficha limpa.

Consócia Lúcia – Eu mereço o voto dos brasileiros porque faço parte do povo, sou mulher, católica, vicentina, mãe, professora, advogada, servidora pública aposentada, esposa, idosa… Minha experiência de vida, empatia, honestidade e transparência, legislarão em prol do povo.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY