Campanhas de Natal não devem expor internos, alerta Denor

0
5200
A publicação de fotos indevidas viola o Direito à Imagem da Pessoa Retratada

Os vicentinos têm o dever de cuidar dos assistidos em todos os aspectos das vidas deles. Isto significa também preservar as imagens daqueles que foram confiados por Deus aos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Para fazer valer esta questão, o Departamento Nacional de Normatização (Denor) publicou uma Circular sexta (29), explicando sobre a indevida divulgação de fotos dos moradores de Lares Vicentinos nas redes sociais, principalmente nesta época do ano, quando são feitas as Campanhas de Natal.

O Denor explica que muitos familiares dos internos e benfeitores se sentem incomodados ao verem as fotos dos idosos sendo expostas sem as devidas orientações, e que tal medida caracteriza ainda “violação da intimidade e ofensa à sua honra”, o que é crime. (CLIQUE AQUI para ler a Circular)

As campanhas, a exemplo das que são feitas com idosos segurando lousas onde escrevem pedidos, não podem ser realizadas nas Obras Unidas da SSVP, exceto nos casos com autorização. “Fica expressamente proibida, de maneira definitiva, a veiculação da imagem dos atendidos pelas Obras Unidas para a veiculação de campanhas objetivando o recebimento de presentes ou qualquer outra forma de doação, excetuando-se aquelas que se utilizam da imagem autorizada para a obtenção de contribuições que objetivem a manutenção de suas atividades”.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY