Balanço dos 100 dias de mandato da nova diretoria do Conselho Geral Internacional da SSVP

0
2253

No dia 9 de setembro, o confrade Renato Lima de Oliveira tomou posse como 16º presidente geral internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo. E nesses primeiros 100 dias de trabalho da nova diretoria, algumas mudanças institucionais já foram implementadas em conformidade com o plano de trabalho apresentado durante o processo eleitoral.

Juntamente com uma diretoria formada por vicentinos dos cinco continentes, e com apoio dos valorosos funcionários da sede em Paris, o confrade Renato vem atuando para ampliar as relações e a colaboração com a Família Vicentina. Prova disso, foi a escolha do padre Robert Maloney (CM), 23º Superior Geral, para a função de Assessor Espiritual Internacional.

Entre muitos projetos, algumas medidas já tomadas pelo presidente geral e sua diretoria:

  • Visitas oficiais a Portugal e à Espanha.
  • Criação da Ouvidoria-Geral ([email protected]).
  • Criação do Fundo Internacional de Solidariedade (FIS).
  • Ampliação do papel social da Comissão Internacional de Apoio e Desenvolvimento (CIAD).
  • Revisão do planejamento estratégico.
  • Promoção de duas reuniões da diretoria (setembro e dezembro).
  • Publicação de duas edições do boletim “Ozanam Network”.
  • Tratativas para a assinatura de convênios com ONGs sociais e religiosas.
  • Criação de mais uma Vice-presidência Territorial para a Oceania.
  • Vídeo com a “Mensagem de Natal” do presidente geral.
  • Estabelecimento dos “Termos de Referência” de todos os serviços do CGI.

No próximo dia 31 de janeiro, será divulgada a primeira “Carta-Circular” do novo presidente geral (uma tradição vicentina desde os tempos da fundação da entidade), assim como será feito o lançamento do concurso literário sobre os fundadores de SSVP, evento que se insere no Projeto “Anos Temáticos” (2017: “Ano de Bailly”).

“Todas essas inovações só têm relevância, de verdade, se trouxerem melhorias para o cotidiano dos vicentinos e, sobretudo, para os pobres atendidos pelas Conferências e Obras da SSVP. O Conselho Geral Internacional, com muita humildade, deseja ser o indutor dos avanços necessários para a nossa Sociedade em todo o mundo”, comentou Renato.

No próximo dia 1º de março, o presidente geral terá uma audiência com o Santo Padre, o papa Francisco, e durante o mês de março fará visitas a seis países: Índia, Sri Lanka, Malásia, Austrália, Nova Zelândia e Chile.

Ao longo no ano de 2017, serão promovidas pelo CGI diversas atividades nas áreas de formação, juventude e comunicação. Em 2017 a SSVP estará celebrando os 20 anos da beatificação de Ozanam e os 400 anos do carisma vicentino, excelentes oportunidades para potencializar as ações de caridade da nossa querida instituição pelo mundo.

O mandato do confrade Renato vai de setembro de 2016 a setembro de 2022. Ele escolheu como lema de gestão: “Se alguém quer ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos” (Marcos 9, 35). Pedimos orações pelo êxito de todas essas iniciativas para que elas se convertam em melhorias para todos os mais necessitados.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY