Assembleia geral da ONU vai debater questão dos refugiados

Foto da Assembleia Geral da ONU, em 2014.

O assunto das migrações e dos refugiados não é apenas o tema dos 400 anos do carisma vicentino. Ele também estará em pauta na 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorrerá em Nova Iorque de 13 a 26 de setembro. O evento, que reúne os principais líderes do mundo, terá ênfase em desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e o apoio a refugiados e imigrantes. É o que informam as irmãs Catherine Prendergast e Margaret O’Dwyer, representantes das Filhas da Caridade na ONU.

Em 19 de setembro, a assembleia da ONU tratará a questão dos imigrantes, que é uma constante preocupação da Família Vicentina. O objetivo é debater métodos mais humanos e coordenados para as pessoas que precisam se deslocar de seus países de origem. O tema das comemorações pelos 400 anos do carisma vicentino, celebrados em 2017, é “Era forasteiro e me acolhestes”.

Será a primeira vez que chefes de Estado abordarão esta temática. A expectativa é de que o presidente dos Estados Unido, Barack Obama, converse com os líderes da Cúpula dos Refugiados e instigue outros governantes a acolherem estas pessoas que fogem da fome e de guerras.

Ainda sobre o assunto, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Mon, pontuou três questões que precisam ser refletidas: “1) Respeitar a segurança e a dignidade dos refugiados e migrantes nos seus movimentos; 2) Adotar um pacto global sobre a partilha de responsabilidades para os refugiados; 3) Desenvolver um pacto global para a migração segura, regular e ordenada”.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL, com dados do site internacional das Filhas da Caridade.

Comente pelo Facebook