Para uma resposta verdadeira ao chamado de Deus é preciso estar em sintonia com Ele.

O que é vocação? Será que vocação é apenas para as pessoas que querem ser religiosas e religiosos, padres? O primeiro chamado feito por Deus é o chamado à vida, dom que precisa ser cuidado, cultivado.

Desde o ventre de nossas mães Ele já tinha um projeto para cada um dos seus filhos, mas o centro de todo esse chamado é ser feliz. O que pode se confirmar no texto do profeta Isaías, que diz:

“Eu ainda estava no ventre materno e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe e Ele pronunciou o meu nome. Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; Ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. Ele me disse: Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você” (Is 49, 1-4).

O chamado é para todos. Pode ser respondido nas mais diversas formas. E a maior parte dessas respostas é dentro da vida laical; ou seja, na vida da comunidade, nos mais diversos ministérios, por exemplo: Catequese, Missão Popular, Pastoral da Criança, vicentinos e outros trabalhos em que a resposta ao chamado de Deus pode ser efetivada com um verdadeiro “sim”.

O Projeto Rumo ao Novo Milênio, no capítulo sobre os sujeitos da nova missão, afirma: “A mudança exige o que Santo Domingo chamou ‘protagonismo dos leigos’, evitando toda forma de clericalismo e de redução ao intraeclesial” (Doc. Santo Domingo, 97).

Trata-se de abrir efetivamente as portas à participação de todos os fiéis, cada um de acordo com a graça recebida entre os multiformes dons de Deus à Igreja. Você se sente vocacionado como vicentino em sua Conferência?

Padre Edson Friedrichsen (Congregação da Missão)

Assessor Espiritual do Conselho Metropolitano de São Carlos

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY