É muito comum usar o termo vocação quando se refere a uma profissão, mas no sentido da fé é diferente, pois é Deus quem convida para algo específico com a liberdade do “sim” ou “não”. E quando se refere à profissão, podemos ser movidos por ambições materiais, status ou ilusões.

Por isso precisamos pedir a Deus discernimento na escolha do que vai nos ajudar a viver melhor nossa vocação-serviço. Os 12 primeiros seguidores do Cristo tiveram sua vocação sendo construída naquilo que foi sendo revelado no decorrer de suas histórias no seguimento do Mestre.

Alguns tiveram dúvidas até mesmo quando os sinais do chamado de Deus eram evidentes. Essa liberdade oferecida por Deus pode parecer aos olhos de alguns como fazer tudo dentro da Igreja, mas essa sede de fazer e a não sintonia com a vontade de Deus podem anular a vocação de muitos na comunidade pelo fato de acumular a função que poderia ser desenvolvida por outros, dando assim possibilidade de efetuar um serviço libertador dentro da comunidade dos convidados ao amor-serviço.

É a pessoa que responde positiva ou negativamente ao chamado de Deus; como você tem respondido ao convite de Deus para ser feliz? Se Ele tem lhe convidado constantemente para servir aos Pobres, consumindo sua vida para o bem dos prediletos Dele, quanto do tempo que Ele pede você está oferecendo com um verdadeiro “sim” no dia a dia dos Pobres? Deus continua chamando. Tanto a Vocação quanto a Resposta nunca estão acabadas e é preciso todos os dias uma renovação do ouvir e do responder ao chamando de Deus. Nossa oração, nosso diálogo com Ele é que facilitará essa relação de amor que se renova no viver.

Nas suas orações, você conversa com Deus sobre o trabalho que está executando em Seu nome? Tem renovado esse compromisso diante das necessidades dos Pobres?

 

Padre Edson Friedrichsen (Congregação da Missão)

Assessor Espiritual do Conselho Metropolitano de São Carlos

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY