Últimos detalhes acertados para a exposição ‘50 anos de Romaria’

0
2846
Confrade Samuel, consócia Luiza, consócia Elisabete e confrade Rogério

Prepare-se para se emocionar e reviver os principais momentos dos 50 anos de Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP). Uma exposição que conta a história do maior evento da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) do mundo está sendo preparada para os confrades e consócias brasileiros. Ela será montada no subsolo Centro de Eventos ‘Padre Vítor Coelho de Almeida’, dia 4 de abril, das 14 às 21h. Entrada franca.

Nesse final de semana, os coordenadores da exposição estiveram  em Aparecida, acertando os últimos detalhes, a exemplo do espaço, disposição dos materiais, entre outras questões para que tudo dê certo e seja um momento muito especial para os vicentinos.

A coordenação da exposição é formada pela consócia Luiza Nayara Mendes Costa (coordenadora de Jovens para a Região VII), o confrade Samuel Godoy (diretor nacional de Comunicação), consócia Elisabete Castro (primeira vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil) e confrade Rogério Carpanez (membro do Departamento Nacional de Normatização e Orientação-Denor).

As pesquisas para o resgate histórico foram iniciadas no ano passado. A consócia Luiza Nayara, que também é museóloga, conta que os coordenadores passaram horas e horas debruçados no arquivo do Conselho Nacional do Brasil, conhecendo a memória da peregrinação.

Nas pesquisas, muitos fatos curiosos foram encontrados. A exemplo da história de uma excursão de Anápolis (GO). No trajeto, o ônibus foi parado por um grupo de assaltantes. Os vicentinos começaram a rezar e, misteriosamente, os bandidos desistiram de assaltá-los.

PERTENÇA

Luiza adianta que a exposição será repleta de fotos e recursos para que os visitantes se sintam imersos na história da Romaria. “Um povo sem passado e sem história não se conhece. Assim, queremos, além de mostrar o passado, mostrar que todos os vicentinos são parte desta história”, encerra.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY