Salve, salve Ozanam! Hoje é o dia dele

0
7639

A Igreja Católica perdia há 166 anos um exemplar modelo de leigo cristão, comprometido com o Evangelho de Jesus Cristo, praticado por meio do serviço aos Pobres. Morreu em 8 de setembro de 1853 o confrade Antônio Frederico Ozanam, um dos fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Embora a data de morte tenha sido ontem, a celebração ocorre hoje (9). O dia foi alterado para que não coincidisse com a festa da Natividade de Nossa Senhora.

Antônio Frederico Ozanam nasceu em Milão no dia 23 de abril de 1813, sendo o quinto dos catorze filhos do casal Jean-Antonie e Marie Ozanam.

Em conjunto com outros seis jovens, fundou em abril de 1833 a Conferência de Caridade, que a partir de 1835 passaria a ser oficialmente designada por Sociedade de São Vicente de Paulo, uma das principais organizações católicas do mundo.

Casou-se com Amélia Soulacroix e teve uma filha.

Acredita-se que a causa da morte dele, aos 40 anos de idade, esteja relacionada a problemas nos rins.

Foi beatificado por São João Paulo II, no dia 22 de agosto de 1997.

Graças ao esforço de Ozanam, a SSVP é hoje uma das maiores instituições caritativas do mundo:

– está presente em 150 territórios

– possui 48 mil Conferências

– tem 800 mil membros

– conta com 1,5 milhão de voluntários

(Fonte: confrade Renato Lima de Oliveira, presidente-geral da SSVP)

 

CANONIZAÇÃO

A comprovação de um milagre é o que falta para a canonização de Ozanam. No momento, o caso de um menino brasileiro está em estudo. Ele foi diagnosticado com anencefalia ainda no ventre da mãe. Ela e os vicentinos da Conferência pediram a intercessão do principal fundador da SSVP, e o garoto nasceu sem o problema.

Vale lembrar que o primeiro milagre, responsável pela beatificação de Ozanam, também é brasileiro. Em 1926, Luiz Fernando Ottoni, com 18 meses de idade, sofria de uma forma aguda de difteria. O menino também se curou após o avô dele pedir a intercessão de Antônio Frederico Ozanam.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY