Representantes da SSVP Brasil Participam da 10ª Assembleia do Conselho Nacional da Bolívia

0
567

De 12 a 14 de junho, a Província de Tarata, em Cochabamba, foi palco da 10ª Assembleia do Conselho Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) da Bolívia. O evento contou com a presença de representantes do Conselho Nacional da SSVP do Brasil e do Conselho Geral Internacional da SSVP, que trouxeram consigo uma vasta experiência para auxiliar os confrades bolivianos.

Nova Liderança

NNo centro da foto, ao lado direito do presidente do Conselho Nacional do Brasil, Márcio José da Silva, está a nova presidente do Conselho Nacional Boliviano, Erika Patiño, de 34 anos

Durante a assembleia, foi eleita a nova presidente do Conselho Nacional Boliviano, Erika Patiño, de 34 anos. Sua posse está marcada para setembro de 2024. A eleição de Patiño marca um novo capítulo na SSVP Bolívia, trazendo esperança e renovação para a entidade.

“É uma grande honra e uma responsabilidade significativa ser eleita presidente da SSVP da Bolívia. Sinto-me profundamente agradecida pela oportunidade de servir e estou comprometida a trabalhar arduamente para continuar e expandir a missão da SSVP em nosso país. Quero seguir o exemplo de nossos fundadores e colocar minha energia juvenil a serviço dos pobres.”, expressa sua felicidade a futura presidente do Conselho Nacional Boliviano. 

Desafios e Missões

A visita revelou a sintonia e o comprometimento dos membros bolivianos, apesar dos desafios enfrentados. Atualmente, a SSVP Bolívia conta com menos de 10 conferências em todo o território, enfrentando grandes dificuldades, especialmente no engajamento da juventude. Como uma estratégia de aprendizado, membros bolivianos participarão do Fórum Nacional da Juventude em setembro, no Brasil.

“”Durante meu mandato, focarei no fortalecimento das conferências locais, oferecendo mais apoio e recursos. Implementaremos programas de capacitação para membros e voluntários e ampliaremos nossos serviços sociais, incluindo visitas domiciliares. Desenvolveremos projetos de sustentabilidade para beneficiar a SSVP da Bolívia a longo prazo. Enfrentaremos desafios como garantir recursos suficientes, alcançar comunidades vulneráveis e nos adaptar a mudanças sociais e econômicas.”, elenca Erika.

Foram estabelecidas duas missões internacionais de parceria entre Brasil e Bolívia, com foco em recrutar mais jovens e fundar novas unidades. Uma missão será realizada na região oriental, perto de Santa Cruz de La Sierra, e a outra na região ocidental, próxima à capital La Paz. O Conselho Nacional do Brasil atuará como mentor nessas missões, ensinando os vicentinos bolivianos a conduzirem-nas de forma independente no futuro.

“”A visita do presidente da SSVP do Brasil, Márcio, à Bolívia foi uma excelente oportunidade para fortalecer a colaboração entre as sociedades de São Vicente de Paulo de ambos os países. Além dos projetos que desenvolveremos juntos, a presença de Márcio e dos confrades brasileiros nos motivou e reenergizou. Entre os projetos, destacam-se programas de formação e capacitação para compartilhar melhores práticas, desenvolvimento de voluntários, iniciativas de ajuda humanitária e campanhas de arrecadação de fundos. Também promoveremos o intercâmbio de voluntários para fomentar a colaboração e o entendimento mútuo.”, conta a consócia que está animada para a parceria com o Conselho Nacional do Brasil. 

Estatuto Nacional e Ações Sociais

Outro ponto importante da assembleia foi a votação do novo estatuto nacional, atualmente em processo de análise no Conselho Geral Internacional para revisões e sugestões.

Durante a visita, foi destacada a atuação da conferência La Milagrosa, uma das maiores e mais antigas da Bolívia. A conferência administra um ‘comedor’ que alimenta idosos em situação de rua em Cochabamba, servindo café da manhã, almoço e jantar. O projeto enfrenta dificuldades financeiras, recebendo poucas doações e dependendo de recursos provenientes de aluguéis de pequenas residências no lote onde se localiza. 

Representantes Brasileiros

A delegação brasileira foi composta pelos confrades Márcio José da Silva, presidente do Conselho Nacional do Brasil, Willian Alves, 5º Vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil e Coordenador da Zona 2 da América 3 do Conselho Geral Internacional da SSVP, e Gabriel Feitosa Ribeiro, Coordenador de Relações Internacionais do Conselho Nacional do Brasil.

O confrade Márcio destacou em sua palestra que os vicentinos da Bolívia devem se empenhar para participar semanalmente da reunião da conferência e jamais esquecer o caminho da casa dos Pobres. “O Conselho Nacional será fortalecido se tiverem todos unidos neste propósito e apoiarem a nova diretoria, que deverá ter como uma de suas prioridades o crescimento e fundação de novas conferências. O Brasil estará a postos para apoiá-los”, afirmou Márcio.

A participação brasileira na assembleia boliviana foi marcada pela troca de experiências e pelo fortalecimento dos laços entre as duas nações, com o objetivo comum de expandir e fortalecer a SSVP em território boliviano.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY