A sede do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), no Rio de Janeiro (RJ), é ligada à Capela do Menino Deus, uma pequena Igreja construída pelas Irmãs Carmelitas Descalças e, que hoje, recebe a comunidade do centro carioca, além de celebrações do CNB. Dentro do templo, voluntários já prepararam o presépio.
Seguindo a tradição católica, todas as personagens estão dispostas, exceto a imagem do Menino Jesus, que é colocada só no Dia de Natal.
As celebrações natalinas na Igreja também são tradicionais. Conta a história que, certa vez, o escritor Machado de Assis participou de uma Missa no local. Ao sair, compôs o ‘Soneto de Natal’:
Soneto de Natal
Um homem,era aquela noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno,
Ao relembrar os dias de pequeno,
E a viva dança, e a lépida cantiga.
Quis transportar ao verso doce e ameno,
As sensações da sua idade antiga,
Naquela mesma velha noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno.
Escolheu o soneto... A folfa branca,
Pede-lhe a inspiração; mas, frouxa e manca,
A pena não acode o gesto seu.
E em vão lutando contra o metro adverso,
Só lhe saiu este pequeno verso:
"mudaria o Natal ou mudei eu?"
TRADIÇÃO DOS PRESÉPIOS
O primeiro presépio da história foi fundado por São Francisco de Assis, em 1223. A Igreja não permitia a representação litúrgica em paróquias, mas o santo pediu dispensa da proibição para montá-lo em uma gruta, com o intuito de relembrar o povo sobre a natividade de Jesus.
No Brasil, o primeiro presépio foi apresentado aos índios 1552, pelo padre José de Anchieta.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
DECOM: A Voz que Une e Fortalece a Comunicação Vicentina no Brasil
Departamento é responsável por integrar e orientar as ações de comunicação da SSVP em todo o país, garantindo unidade, visibilidade e evangelização através da informação
Dia D das CCAs da Região 5 arrecada mais de 30 mil fraldas geriátricas
Durante dois meses, crianças e adolescentes dos Conselhos Metropolitanos da Região fizeram as arrecadações e a terceira edição do evento bateu recorde
Exemplos que Arrastam: a solidariedade não tem preço!
Seu Antonio, um vicentino de 100 anos, morador de Itapuranga/GO, criou um mega leilão de animais há quase 50 anos para ajudar os Pobres e o Lar da cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.