Oficialmente empossada a nova diretoria do CNB para os próximos 4 anos

0
3220
Confrade Cristian Reis assina o termo de posse

 

Mais de 600 pessoas participaram na manhã deste domingo (3) da solenidade de posse do confrade Cristian Reis da Luz e da diretoria dele, que assumem o Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) pelos próximos 4 anos. O evento foi realizado no Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, no Rio de Janeiro (RJ).

Igreja lotada
Igreja lotada

Dentre os participantes muitos confrades e consócias e representantes dos Ramos da Família Vicentina, a exemplo da Irmã Catarina Alves Barroso (Filha da Caridade). Quando soube da posse, ela não titubou em participar. “Eu vim para motivá-lo. Eu não sou da SSVP, mas como a instituição segue o carisma de Vicente de Paulo, que fundou a Companhia das Filhas da Caridade, nós somos uma mesma família. E família é assim: cada membro sempre tenta fortalecer o outro”.

Irmã Catarina trabalha na Casa Mere Blanshot, que acolhe Filhas da Caridade idosas. Ao novo presidente do CNB, ela deixou um recado. “Espero que ele tenha muita fé. Porque quem tem fé, tem coragem e persevera”.

Vicentinos de diversas regiões do país também participaram. A consócia Samara Costa Sousa, de 23 anos, mora em Timóteo (MG). Da cidade dela ao RJ foram mais de 9h de viagem de ônibus. Para ela, ficar tanto tempo na estrada não foi sacrifício nenhum. “Eu sempre sonhei que, um dia, participaria da posse de um presidente do CNB. E o meu sonho se realizou. Estou muito feliz porque tenho a oportunidade de presenciar este momento tão importante, além de mostrar a ele que pode contar comigo e com todos os membros de minha região”. Samara é vicentina há 10 anos, membro da Conferência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na área do Conselho Metropolitano de Governador Valadares (MG).

Presidente internacional empossa nova diretoria

A cerimônia de posse foi iniciada com a Santa Missa, celebrada pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), que é o assessor Espiritual do CNB. Na homilia, ele reforçou a importância dos vicentinos na luta pela dignidade dos Pobres. “Deus nos pede para olharmos para os Pobres, as principais vítimas do atual sistema, que visa os interesses e vaidades de uma pequena minoria, e vitimiza e escraviza as pessoas em situação de vulnerabilidade social”

Em seguida, às 11h30, iniciou a posse, dada pelo confrade Renato Lima de Oliveira, presidente internacional da SSVP.

Renato fez um agradecimento especial à consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo e diretoria dela. “Vocês contribuíram bastante com o crescimento da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil em vários setores e departamentos, que produziram inúmeros frutos para a nossa entidade”.

Ao confrade Cristian, Renato Lima elogiou. “O confrade Cristian é uma pessoa extremamente preparada para a função que hoje assume, e depositamos nele grandes expectativas. O CNB está em boas mãos”.

Imagem de Ozanam com a relíquia
Imagem de Ozanam com a relíquia

O presidente internacional ainda presentou o Brasil com a imagem de Ozanam que contém uma relíquia. É um pedaço de uma roupa que foi tirado quando houve a exumação do corpo, em 1912.

Em seguida, confrade Cristian apresentou os novos diretores do CNB.

Na rede de caridade, servir nossos Mestres e Senhores

O tema da atual gestão do CNB será ‘Na rede de caridade, servir nossos Mestres e Senhores’. Ele foi apresentado pelo presidente empossado Cristian Reis da Luz.

Em seu primeiro discurso, após ser eleito, Cristian disse que será incansável na luta pelos direitos dos Pobres e que estará ao lado dos vicentinos, atento para atender aos anseios deles. Começo minha gestão cheio de vontade de acertar. Aprendi a servir com minha família que é muito simples. Não sou super-herói, mas buscarei lutar pelos Pobres e por cada vicentino espalhado por todos os cantos do país”.

Consócia Emília e família
Consócia Emília e família

Em nome de todos os presidentes de Conselhos Metropolitanos do Brasil, a consócia Sônia Cavalcanti concluiu, agradecendo a diretoria que encerrou o mandato e incentivando a diretoria que começa a caminhada a partir desta posse.

A última pessoa a falar foi a consócia Emília Jerônimo. Além de agradecer a todos os vicentinos que a apoiaram nos últimos 4 anos, ela ratificou a gratidão pela oportunidade de conviver com os confrades e consócias das bases, além de mensurar que se esforçou muito para que o projeto Mudança de Estruturas (promoção social) fosse colocado em prática e, hoje, o termo se tornou conhecido e implantado no país e é a esperança de uma mudança efetiva nas vidas dos Pobres.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY