Oficialmente empossada a diretoria do CM Mato Grosso do Sul

0
4019
Público presente à cerimônia de posse
Diretores empossados e do CNB compõem a mesa. À frente, o presidente do CM Mato Grosso do Sul, confrade Reinaldo Martins, exibe a imagem de Nossa Senhora das Graças (padroeira da Região III)

 

Aconteceu na manhã deste domingo (18), em Campo Grande, a posse da diretoria do recém-criado Conselho Metropolitano de Mato Grosso do Sul. O confrade Reinaldo Antônio Martins (novo presidente) e demais diretores assumem interinamente as funções pelo período de um ano. Após, haverá eleição.

Antes do desdobramento, a região pertencia ao Conselho Metropolitano de Bauru (SP). Mas a distância dificultava as atividades, porque alguns Centrais estavam cerca de 700 Km do Metropolitano.

Confrade Cristian Reis da Luz em pronunciamento
Confrade Cristian Reis da Luz em pronunciamento

A posse foi dada pelo presidente do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), confrade Cristian Reis da Luz. Ele relembrou que os desdobramentos são importantes na instituição para fortalecê-la. “Precisamos retomar nossa história em 1834. A primeira Conferência Vicentina estava com cem membros. Um grupo queria que ela fosse dividida. O outro não. Em 1835, Bailly (um dos fundadores) deu a palavra final e a Conferência foi dividida. Qual o resultado?”. Cristian questiona e, em seguida, ele mesmo responde. “Um crescimento exponencial da SSVP em Paris e, depois, em todo o mundo. Temos que entender que o desdobramento é fruto de um trabalho mais organizado e mais eficaz no atendimento aos Pobres. Chegou o momento de dividir para crescer, como na Matemática, quando dividimos 1 por 0,5 e o resultado é dois”.

Com o desdobramento, o CM Mato Grosso do Sul integrará a Região III, ao lado dos Conselhos Metropolitanos de Curitiba e Porto Alegre. O presidente nacional também defendeu esta questão. “O fortalecimento da Região III é necessário e oportuno e, mais do que nunca, continuaremos SSVP, afinal, ‘não sou daqui ou dali, sou de onde Deus quiser’”.

Público presente à cerimônia de posse
Público presente à cerimônia de posse

Aos vicentinos da região, Cristian dirigiu uma mensagem de motivação. “Chegou a hora de unirmos e fazermos deste novo CM a esperança para os Pobres que sofrem em seu dia a dia. Organizados, podemos muito mais. Sigam os passos de Ozanam em um serviço de sairmos de nós mesmos para constituirmos uma Igreja em saída”.

A posse foi antecedida pela celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Inácio Kriguer, assessor Espiritual do Conselho Central de Sorocaba (SP).

PARTICIPAÇÕES

O CNB ainda esteve representando pela consócia Maria Aparecida Alencar (vice-presidente para a Região III), pelo confrade Márcio José da Silva (coordenador do Departamento de Normatização e Orientação-Denor), pelo confrade Luís Ricardo Roncaglia (terceiro vice-presidente) e pela consócia Cristiane Nogueira (coordenadora nacional da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam-Ecafo).

FORMAÇÃO

Todos os diretores empossados fizeram ontem o curso para novas diretorias, ministrado pela Ecafo Nacional.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL, com informações e fotos do confrade Armando Pinto (coordenador do Departamento de Comunicação-Decom do Conselho Metropolitano de Mato Grosso do Sul)

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY