A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) comemora hoje (23) os 185 anos. São quase dois centenários de serviços diários prestados às pessoas em situação de pobreza nas diversas partes do mundo. Para o presidente da instituição no Brasil, confrade Cristian Reis da Luz, embora a corrupção e a falta de políticas públicas tenham aumentado os índices de pobreza no país, o aniversário da SSVP precisa ser celebrado como forma de mostrar, principalmente às autoridades, que a luta pelos Direitos dos Pobres é a bandeira dos vicentinos.

Confrade Cristian Reis
Confrade Cristian Reis

“Enquanto tiver gente morrendo de fome, sem acesso à saúde, educação, morrendo pela falta de segurança ou vitimizada pelas novas formas de pobreza – a exemplo das drogas, abandono e doenças psíquicas – nós, os vicentinos, estaremos trabalhando arduamente”, afirma Cristian.

O presidente nacional também parabeniza a todos os confrades e consócias que contribuem na perpetuação do sonho de Ozanam que era o de transformar o mundo em uma rede de caridade. “Recebam o meu carinho, apoio e gratidão por fazerem com que a causa de Ozanam também seja a de vocês. Os trabalhos que desempenham na Conferência, Obras Unidas e Conselhos são um serviço de amor prestado a Jesus que se faz presente em cada Pobre assistido”.

HISTÓRIA

A primeira reunião vicentina acontecia há exatos 185 anos na sede do jornal ‘A Tribuna Católica’, de propriedade de Emanuel Bailly, na França. Junto com ele, estavam os jovens Antonio Frederico Ozanam, Auguste Le Taillandier, Jules Delvaux, Paul Lamache, François Lallier e Félix Clavé. Eles participavam de uma Conferência de História, mas depois de um questionamento, perceberam que precisavam fazer algo pelos Pobres. Nascia a ‘Conferência da Caridade’, hoje denominada Sociedade de São Vicente de Paulo.

As ‘Conferências’ se espalharam pelo mundo todo. Hoje, são 153 Conselhos Nacionais, onde atuam 800 mil vicentinos, prestando assistência a 30 milhões de pessoas por ano.

TRABALHO VICENTINO NO BRASIL

A primeira Conferência Vicentina do Brasil é a São José, fundada no Rio de Janeiro em 1872. O país tem números expressivos de membros e assistidos. São 152.773 confrades e consócias, 11.047 aspirantes e 15.489 Conferências, agrupadas em 2.244 Conselhos Particulares.

A entidade mantém 753 obras assistenciais, beneficiando 35.487 pessoas e que geram 10.158 empregos diretos.

As Conferências assistem 71.325 famílias, em um total de 227.744 pessoas.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY