Imagem de São Vicente integra acervo da Basílica de São Pedro

0
5392
A imagem de São Vicente fica na Nave Central da Igreja

 

Dentre as cerca de 340 estátuas de santos, mártires e anjos que integram o acervo da Basílica de São Pedro, em Roma (Itália), a uma delas os membros da Família Vicentina lançam um olhar especial. É a de São Vicente de Paulo, patrono de todas as Obras de Caridade. A estatueta dele fica em um nicho de pilar na Nave Central.

A imagem chamou a atenção e impulsionou à oração os vicentinos que estiveram em Roma neste mês – dos dias 12 a 15 de outubro – durante as comemorações pelos ‘400 Anos do Carisma Vicentino’. Quando se celebrava o empenho de Vicente de Paulo em organizar os trabalhos caritativos, por meio da fundação das ‘Damas da Caridade’ (primeiro Ramo Vicentino), se deparar com a estátua do ‘patrono das Obras de Caridade’ foi motivo de muita emoção.

A estátua de São Vicente fica nos pilares da direita, próxima a outras 39 esculturas dos principais santos da Igreja Católica, a exemplo de Santa Teresa de Jesus (1754); Santa Madalena Sofia Barat (1934), São João Eudes (1932), São Filipe Néri (1737), São João Batista de La Salle (1904), a antiga estátua de bronze de São Pedro, de 1300, e São João Bosco (1936).

Ainda no perímetro da nave, há um enunciado homenageado os santos, em letras de dois metros: “QVODCVMQVE LIGAVERIS SUPER TERRAM, ERIT LIGATVM ET IN COELIS, ET QVODCVMQVE SOLVERIS SVPER TERRAM, ERIT SOLVTVM ET IN COELIS • EGO ROGAVI PRO TE, O PETRE VT NON DEFICIAT FIDES TVA, ET TV ALIQVANDO CONVERSVS, CONFIRMA FRATRES TVOS”. Tradução para o português: “Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que tu desligares na terra será desligado no céu. Eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça, e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”.

A Basílica de São Pedro

É um dos maiores edifícios católicos do mundo. Possui 218 metros de comprimento e 136 metros de altura (incluindo a cúpula), apresentando uma área total de 23 mil  . Recebe em média 60 mil devotos.

No altar central está enterrado São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus e considerado o primeiro Papa da história.

Diferente do que se acredita, a Basílica de São Pedro não é uma catedral, pois não sedia um bispo. A sede oficial do Papa é a Basílica São João de Latrão.

Todo o interior da Basílica está ricamente decorado com mármore, relevos, esculturas arquitetônicas, retábulos e ornamentos com acabamentos a ouro. A basílica contém um grande número de túmulos não só de Papas como também de outras notáveis personalidades.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY