“Acreditamos que a música é um instrumento que pode contribuir em diversas áreas”, expressa Rodrigo, vocalista da Vicente’s Soul

0
2289

No Dia Mundial do Jovem Vicentino da SSVP, celebrado no último dia 4, foi anunciado o resultado do Concurso Cultural da Música Tema para o 3º Fórum Nacional da Juventude Vicentina, e a banda Vicente’s Soul foi a grande vencedora com a canção “ROSTO VIVO DE OZANAM”. Em uma conversa descontraída, o compositor e responsável pela banda, Rodrigo Passos de Almeida, compartilha suas emoções, desafios e expectativas com a escolha de sua música para representar este importante evento.

Venha conferir!

Como a banda se sentiu ao saber que a canção “ROSTO VIVO DE OZANAM” foi escolhida para representar um evento tão importante para a juventude vicentina?

“Foi uma surpresa e uma grande emoção ao recebermos a notícia que a nossa música tinha sido a vencedora do concurso. Tocar nossa música no maior evento da Juventude Vicentina do mundo foi um presente para a nossa banda, que tem poucos anos de caminhada, mas que ama servir nos encontros e eventos vicentinos.”

Fale sobre a banda Vicente’s Soul. Como surgiu o grupo e qual o estilo musical de vocês?

“Temos quase 7 anos de caminhada. Nascemos da necessidade de uma banda para animar o Encontro Vicentino de Jovens e Adolescentes, um encontro organizado por 3 Conselhos Centrais (Encontrio) da área do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte/MG. A banda só tinha três membros (vocal, violão e bateria). O nome Vicente’s Soul foi escolhido de forma unânime pelos membros e ele não tem ligação com o estilo “Soul” muito conhecido nos Estados Unidos. O significado é bem literal: “Alma Vicentina”. Hoje, a formação é a seguinte: Rodrigo Passos, Kelvin Cristian e Miguel Ângelo (vocalistas), Matheus Vinícius (baterista), André Lima (violonista/guitarrista), Charlles David e Lucas Silva (guitarrista/baixista). E a nossa marca é a animação, sem ficar preso em um só estilo musical.”

De que forma vocês ficaram sabendo do Concurso Cultural da Música Tema e o que os motivou a participar?

“Tivemos conhecimento sobre o Concurso através das mídias sociais. E, como banda vicentina, não podíamos ficar de fora. Claro, tivemos o incentivo de alguns amigos que acreditam na nossa missão e que apoiaram a nossa inscrição no Concurso.”

A música “ROSTO VIVO DE OZANAM”, de onde veio a inspiração para a composição?

“A vida de Ozanam, seus escritos, as vivências nos encontros vicentinos. Tudo isso foi fonte de inspiração para compor essa canção.”

O que a letra da música diz sobre o tema do Fórum, “Juventude: Rosto Vivo de Ozanam”?

“Ela fala justamente dessa responsabilidade da Juventude Vicentina de continuar o legado de Ozanam, de seguir seus exemplos e suas aspirações, as quais devem continuar vivas em cada jovem vicentino e que, com força, ousadia e alegria, precisam transformar o mundo.”

Como foi o processo de composição da música? Vocês já tinham alguma experiência com a criação de músicas com temática social?

“A composição da letra foi rápida. Nossas missões se tornam a inspiração viva das nossas composições. Além disso, temos muito material histórico que nos ajudam nesse processo, como, por exemplo, as cartas de Ozanam.”

Quais os principais desafios que vocês enfrentaram durante a composição da música?

“A criação da melodia, pois tínhamos que pensar em um ritmo que fosse a cara da Juventude.”

Acredita que a música pode mobilizar e inspirar os jovens a se engajarem em ações sociais?

“Acreditamos que a música é um instrumento que pode contribuir em diversas áreas. E não é diferente no meio vicentino. Temos boas experiências de jovens que, através da arte musical, estão se envolvendo e cativando novas pessoas para colaborarem com diversas ações sociais.”

O que vocês esperam do 3º Fórum Nacional da Juventude da SSVP Brasil?

“Vai ser um momento histórico, assim como as outras edições do Fórum. Esse evento é muito esperado pela Juventude Vicentina. Será o nosso primeiro Fórum e estamos ansiosos para reencontrar os amigos e fortalecer a nossa espiritualidade vicentina.”

Acreditam que o Fórum será um espaço importante para o encontro e a troca de experiências entre os jovens vicentinos?

“Sim, a Juventude Vicentina é muito dinâmica e diversa. São muitos jovens envolvidos e fazendo a diferença em cada canto do Brasil. Será oportuno o Fórum para momentos de partilha e troca de experiências.”

Qual a mensagem que vocês gostariam de deixar para os jovens que participarão do Fórum?

“Vão com o coração aberto! Com certeza está sendo tudo organizado com muito carinho para recebê-los em Sumaré/SP. Que seja uma oportunidade de partilha, novas amizades e de renovação espiritual para todos.”

O que representa para vocês receber o prêmio de R$ 1.500,00 e a isenção da taxa de inscrição do Fórum Nacional?

“A premiação fortalecerá a nossa missão. Todo investimento requer um custo. A isenção no evento nos ajudará a não gastar e a investir o dinheiro do prêmio em prol do crescimento da banda.”

Como pretendem utilizar o prêmio?

“Em gravações da banda, manutenção de equipamentos e em materiais de divulgação.”

Ter a oportunidade de gravar a música em um estúdio profissional e apresentá-la no Fórum Nacional é um grande reconhecimento. Como se sentem em relação a isso?

“Isso é sinal de que estamos no caminho certo. Servimos na missão com muito amor. E estamos felizes por mais uma vez participarmos de um evento vicentino nacional.”

Têm algum projeto novo em andamento que gostariam de falar?

“Queremos gravar mais duas canções ainda nesse ano. Mais novidades serão divulgadas nas nossas redes sociais.”

Por fim, gostaria de compartilhar alguma mensagem com os fãs da banda Vicente’s Soul?

“Somos felizes por não termos fãs, mas amigos e intercessores. Continuem nos colocando nas orações de vocês. Nossa missão precisa sempre do apoio e da oração de todos.”

Ansioso para aproveitar o show da banda Vicente’s Soul no 3º Fórum Nacional da Juventude Vicentina? Decore a letra do novo single da juventude vicentina e garanta espaço no evento mais aguardado do ano!

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY