Mês da Bíblia: Regra recomenda que vicentinos leiam a Sagrada Escritura

2
Bíblia é levada ao altar durante evento vicentino.

O livro mais lido na história da humanidade tem um mês inteiro dedicado a ele. A Igreja Católica definiu setembro para as celebrações sobre a Bíblia, em memória a São Jerônimo (nasceu em 340 e faleceu em 420 d.C). O santo, cuja data comemorativa será o próximo dia 30, foi um importante incentivador da leitura da Sagrada Escritura, traduzindo-a das línguas originais hebraico e grego para o latim.

A Bíblia é hoje o único livro traduzido em praticamente todas as línguas, o mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade. É um documento fundamental para a caminhada cristã, pois direciona os fiéis a seguirem os passos Jesus e a conhecerem os desígnios de Deus.

Setembro é dedicado à Sagrada Escritura desde 1971. Este ano, o tema das comemorações é “Para que n´Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”. A Igreja também recomenda que os católicos aproveitem para intensificar a leitura do livro do profeta Miqueias.

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) pede que os vicentinos não se esqueçam de fortalecer a espiritualidade deles por meio da leitura diária da Sagrada Escritura. A Regra, principal documento da instituição, trata sobre a Bíblia. Na parte da Confederação Internacional, item 2.2 – com o título “Caminhamos juntos para a santificação” (página 20) – recomenda. “A caminhada que fazem em conjunto com a santidade dará mais frutos se a vida pessoal dos seus membros se desenrolar em um ambiente de oração, meditação da Sagrada Escritura e de outros trechos enriquecedores, na prática da Eucaristia, na devoção à Virgem Maria, sob a proteção da qual nos colocamos desde as nossas origens, e no reconhecimento e respeito os ensinamentos da Igreja”.

Há também outro relato na Regra: o artigo 66. A menção sugere que os confrades e consócias usem, preferencialmente, trechos da Sagrada Escritura durante a leitura espiritual, que marca o início das reuniões de Conferências e Conselhos. Depois, eles devem ser comentados pelos vicentinos.

Que os membros da SSVP prossigam seguindo a Palavra de Deus, atentos ao que Ela lhes tem a falar.

Comente pelo Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. estou começando agora na ssvp com muito entusiasmo, e projetos. estou atendo nos projetos já realizados, e só tenho a agradecer a força desta sociedade na luta pelos mais necessitados.que jesus nos mostre o caminho certo a seguir para mais e mais vitorias no proposito da ssvp que Deus abençoe todos.

Deixe uma resposta