Relíquia de Ozanam percorre o país a partir deste mês

0
11663
Imagem com a relíquia de Ozanam

A diretoria do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) anunciou oficialmente na manhã deste sábado (3), na cidade de Teresina (PI), a programação da peregrinação da relíquia do bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam, principal fundador da instituição. A partir deste mês, ela começa a percorrer todos os Conselhos Metropolitanos.

A relíquia consiste em um pedaço de linho na cor creme, que o bem-aventurado usava quando foi enterrado. O tecido era parte de um manto colocado para envolver o corpo, segundo um ritual típico dos franciscanos, porque Ozanam também participava da Ordem Terceira Franciscana.

Em 1929, quando houve a exumação do corpo, a família do principal fundador da SSVP autorizou que o Conselho Geral Internacional retirasse uma parte do linho para transformá-lo em pequenas relíquias. Uma delas foi doada ao CNB no ano passado, durante a posse do presidente Cristian Reis da Luz e diretoria. E é ela que peregrinará pelo país.

A relíquia foi afixada em uma imagem de cerâmica que retrata Ozanam. A estatueta é envolta a uma cúpula de vidro. O objeto constitui uma forma de manter sempre viva a memória do principal fundador e torna-se também um item de veneração.

Padre Alexandre Nahass Franco (CM)
Padre Alexandre Nahass Franco (CM)

O assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil, padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), elaborou uma proposta de Celebração Eucarística (BAIXE-A AQUI) e um Momento de Espiritualidade (BAIXE-O AQUI) para que possam ser utilizados pelos vicentinos quando a relíquia chegar na área deles.

A peregrinação começa pelo Piauí. Para ter acesso à programação completa, CLIQUE AQUI.

Peregrinação incentiva a devoção a Ozanam

A peregrinação da relíquia acontece para motivar cada vez mais a devoção dos vicentinos ao bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam. Desta forma, padre Alexandre acredita que, no período quando estiver em trânsito, muitos milagres podem acontecer, sendo atribuídos ao principal fundador da SSVP. “Este período de peregrinação pelas Unidades Vicentinas de nosso imenso Brasil será marcado com muita fé e alegria, onde na Rede de Caridade, continuemos sempre renovando o compromisso de servir nossos Mestres e Senhores. A oração para a canonização do beato Ozanam deve ser rezada com muito fervor neste tempo de peregrinação”, aconselha, complementando. “Os milagres pela intercessão de Ozanam estão sempre acontecendo. A questão mais complexa é o reconhecimento destes milagres”.

REUNIÃO ITINERANTE

Na mesa das deliberações: consócia Leni (primeira secretária), padre Alexandre (assessor Espiritual) e confrade Cristian (presidente nacional)
Na mesa das deliberações: consócia Leni (primeira secretária), padre Alexandre (assessor Espiritual) e confrade Cristian (presidente nacional)

O anúncio da peregrinação ocorreu durante a primeira reunião itinerante da atual diretoria do CNB. Este é um projeto inédito em que o CNB sai da sede no Rio de Janeiro e vai para perto dos vicentinos nas Regiões.

Trimestralmente, as reuniões ordinárias do Conselho Nacional serão em um dos Conselhos Metropolitanos (CMs). Nelas, participam diretores do CNB e diretoria dos CMs próximos. As demais Regiões também estiveram reunidas em suas respectivas áreas.

Com a iniciativa, o CNB coloca em prática o projeto de estar próximo dos vicentinos e em posição de escuta aos anseios deles. “Estou muito satisfeito. Muitos representantes de Centrais estiveram também conosco e participaram de forma muito ativa, inclusive fazendo perguntas extremamente interessantes. Fico feliz em ter este contato e de que esta aproximação tenha acontecido”, avalia o presidente nacional, confrade Cristian.

Durante o ano, mais reuniões vão acontecer em outros Estados. O projeto é piloto, no entanto, Cristian acredita que ele poderá ter sequência. “Vi com bons olhos e acredito que tem tudo para dar certo até o final do mandato. Foi uma primeira experiência e a gente quer ver o retorno das outras Regiões, mas pelo o que vivi, saio confiante de que é um projeto de aproximação com as bases que vai dar certo”.

PROJETOS SOCIAIS

Na parte da tarde, a consócia Neusa Gomes Araújo (segunda vice-presidente do CNB) concedeu uma formação sobre Projetos Sociais, explicando aos vicentinos da Região VII como desenvolvê-los.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY