Milagre atribuído a Ozanam acontecia há 92 anos

0
6637
O miraculado Fernando Otoni, que morreu em 2004

 

Os dias 1º e 2 de fevereiro de 1926 têm um significado importante para os vicentinos. Acontecia o primeiro milagre reconhecido pela Santa Sé como de intercessão de Antonio Frederico Ozanam, principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Graças ao fato ocorrido há 92 anos, Ozanam se tornou um bem-aventurado da Igreja Católica. Agora, a comprovação de um segundo milagre o elevará a santo.

A cura milagrosa de 1926 aconteceu no Brasil. No dia 1º de fevereiro, o garoto Fernando Ottoni (na época com 18 meses) apresentou quadro grave de difteria, na cidade de Nova Friburgo (RJ). O médico que o atendera não acreditava que ele pudesse se recuperar; estava consciente que voltaria no dia seguinte para assinar o atestado de óbito do menino. Quando soube da situação do neto, o avô, confrade Christiano Benedito Otoni, se colocou de joelhos e rezou, pedindo a intercessão de Ozanam pela cura de Fernando. Imediatamente, o menino conseguiu beber um pouco de café e foi dormir.

Já no dia 2 de fevereiro, quando o médico retorna à casa da família para assinar o atestado de óbito do menino, o encontra bem e saudável. Um milagre! A doença tinha uma taxa de 62% de óbitos na época; para complicar a situação, Fernando tomou o soro antidiftérico (medicamento usado para o tratamento) de forma tardia e malconservado.

Durante a investigação pelo Tribunal Eclesiástico, três médicos muito experientes foram ouvidos e constataram a cura miraculosa. Em 22 de agosto de 1997, o papa João Paulo II confirmou o milagre, presidindo a solenidade de beatificação de Ozanam, em Paris.

O miraculado Fernando Otoni morreu em 2004, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Se estivesse vivo, teria 94 anos. Ele foi engenheiro. Não participou da Sociedade de São Vicente de Paulo, mas tinha em casa uma imagem de Ozanam e era muito caridoso, segundo testemunho do filho, o médico Pio Otoni.

Resta neste momento aos vicentinos continuarem rezando para que um outro milagre, como o que acometeu Fernando Otoni, possa ser realizado. Assim, em breve, Ozanam não será mais um bem-aventurado da Igreja. Ele se tornará um santo!

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY