Mensagem do Papa está relacionada com o novo Boletim Brasileiro

0
3122

 

O ano de 2018 começa com um apelo do Papa Francisco de cuidado aos imigrantes e refugiados. Em Missa celebrada no Vaticano ontem (1º), o Sumo Pontífice disse querer ser ‘voz desses nossos irmãos e irmãs que invocam para o seu futuro um horizonte de paz’. O pedido de Francisco também é um anseio dos vicentinos brasileiros que vêm lutando por uma vida mais digna às pessoas que deixam o país de origem fugindo de perseguições políticas, guerra e fome, e desembarcam em solos brasileiros. É o que mostra a edição janeiro/fevereiro da revista Boletim Brasileiro, órgão oficial de comunicação da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no país.

O periódico traz a questão dos refugiados como tema da reportagem principal. Nela, os leitores poderão conhecer os dramas e desafios de quem procura exílio no Brasil e o que os vicentinos têm feito para auxiliá-los em Roraima e Jundiaí.

No editorial, o confrade Samuel Godoy – diretor nacional de Comunicação da SSVP – explica o que motivou a escolher o tema dos imigrantes/refugiados para a primeira edição do Boletim Brasileiro de 2018. “Esta edição do Boletim Brasileiro trata de forma especial a questão dos imigrantes, estendendo para 2018 as reflexões pelo ‘Ano do Estrangeiro’, proposto pela Família Vicentina em 2017. Enquanto houver cidadãos sendo forçados à imigração ou sendo mortos em travessias perigosas, o vicentino deve ser força profética, denunciando tais atrocidades e lutando pela dignidade dos que aqui aportam”.

Papa durante Missa celebrada ontem
Papa durante Missa celebrada ontem

A fala do diretor de Comunicação está relacionada com a mensagem de Francisco. O Papa reforça: “muitos deles (imigrantes) estão dispostos a arriscar a vida em uma viagem que em grande parte dos casos é longa e perigosa, a enfrentar dificuldades e sofrimentos. Não apaguemos a esperança de seus corações; não sufoquemos as suas expectativas de paz! É importante que da parte de todos, instituições civis, realidades educacionais, assistenciais e eclesiais, exista o esforço de assegurar aos refugiados, aos migrantes, a todos, um futuro de paz”.

Aos cristãos, o Sumo Pontífice pediu: “Que neste ano, possamos agir com generosidade para realizar um mundo mais solidário e acolhedor”.

EDIÇÃO DE JANEIRO/FEVEREIRO

Além da reportagem especial sobre os refugiados, a edição de janeiro/fevereiro traz ainda uma matéria sobre o novo pedido do CGI ao Vaticano pela beatificação de Ozanam, a história de um atleta vicentino que ama a SSVP acima de tudo, cobertura da Plenária Nacional, dentre outras reportagens e artigos importantes para a reflexão vicentina.

A distribuição da revista já começou. Leia e incentive que seus amigos de Conferência façam o mesmo.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY