DIA DAS MISSÕES: confira mensagem de coordenadora nacional

0
4259
Consócia Margarete Santos

O Dia Mundial das Missões é celebrado neste domingo 22. Em comemoração à data, a coordenadora nacional do Departamento Missionário da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), consócia Margarete Santos, divulga mensagem de motivação aos membros (CONFIRA A SEGUIR).

O Papa Francisco também publicou um texto sobre o assunto. Nele, o Sumo Pontífice propôs a seguinte reflexão. “Este Dia nos convida a refletir novamente sobre a missão no coração da fé cristã. De fato a Igreja é, por sua natureza, missionária; se assim não for, deixa de ser a Igreja de Cristo, não passando duma associação entre muitas outras, que rapidamente veria exaurir-se a sua finalidade e desapareceria. Por isso, somos convidados a interrogar-nos sobre algumas questões que tocam a própria identidade cristã e as nossas responsabilidades de crentes, num mundo baralhado com tantas quimeras, ferido por grandes frustrações e dilacerado por numerosas guerras fratricidas, que injustamente atingem sobretudo os inocentes”.

Queridos missionários,

Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros lugares, ficar dias e dias fora de casa, mas é a difícil viagem de sair de si e ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do necessitado.

Ser missionário exige de mim, de você, de todos nós uma abertura constante e pessoal para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”.

Jesus, o primeiro e maior evangelizador, é que nos envia a anunciar o Evangelho de Deus Pai, com a força do Espírito Santo. Somos Missão, somos evangelizadores, somos Igreja, somos SSVP!

A SSVP tem a missão do cuidar. Somos chamados a cuidar dos prediletos do Pai, pois a SSVP é por sua natureza missionária. Somos missionários desde quando aceitamos o chamado de Jesus Cristo, e nos propomos a fazer a diferença, servindo a Jesus Cristo na pessoa do Pobre.

A SSVP necessita encantar-se a cada dia pelo nosso trabalho de serviço e caridade. Somente assim, com vivência e vocação, é que teremos uma SSVP, de fato, missionária.

Quando ingressamos na SSVP somos atraídos por esta característica de missão, de deslocamento. É esperado que todos os membros saibam claramente a essência missionária que existe na SSVP. Nossa tarefa semanal é visitar quem permite que adentremos na vida dele, desta forma, reafirmamos nossa missionariedade.

 

Consócia Margarete Santos

Coordenadora nacional do Departamento Missionário

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY