Evento reúne países de língua portuguesa em prol da colaboração

0
Foto oficial dos participantes do Encontro Lusófono

Nos dias 3 e 4 de setembro de 2017, o Conselho Geral Internacional, por meio das Vice-presidências Territoriais Internacionais América 3 (América do Sul) e África 2, realizou a 2ª Cúpula dos Países Lusófonos da SSVP.

O encontro reuniu na sede do Conselho Nacional do Brasil os presidentes nacionais ou representantes dos países de língua portuguesa da SSVP de Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além do Brasil. A realização foi possível graças ao apoio dos Conselhos Nacionais do Brasil e de Portugal, que assumiram os custos de passagens aéreas e hospedagem dos participantes.

Segundo o confrade Júlio César Marques de Lima, vice-presidente do CGI para a região América 3 (América do Sul), o encontro estreitou os laços entre os Conselhos Nacionais lusófonos e deve resultar em uma maior cooperação entre os países, visando o crescimento do trabalho da SSVP em cada um deles.

Na manhã do domingo (3), os participantes estiveram na cerimônia de posse do novo presidente nacional da SSVP do Brasil, confrade Cristian Reis da Luz. Na tarde do mesmo dia e na manhã de segunda-feira, foram realizadas as atividades do evento, iniciando com uma palestra do presidente-geral internacional, confrade Renato Lima, que apresentou a “Visão de futuro do CGI”. Também ocorreram apresentações sobre a realidade da SSVP em cada país e foram debatidas formas de aumentar a cooperação entre os países, visando um melhor serviço aos Pobres. Nesse sentido, os Conselhos Nacionais do Brasil e de Portugal entregaram aos países participantes diversos materiais de formação vicentina.

Ao final do evento, os compromissos de trabalho assumidos pelos países presentes foram consolidados na Carta do Rio de Janeiro (BAIXE-A AQUI). Ficou ainda decidido que a terceira edição do evento será realizada em 2020, em um país da África.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

 

Comente pelo Facebook

Deixe uma resposta