ESTAMOS COM O PAPA! SSVP apoia Sínodo da Amazônia

0
5140

Em 1500, quando o Brasil foi colonizado, a população indígena era de cerca de 4 milhões. Hoje, o número reduziu para 1 milhão, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai). Eles foram vítimas de genocídio e sofrem ainda pela falta de autonomia, pressionados por latifundiários, mineradoras, usinas e indústrias que querem expulsá-los das terras que são deles por direito, afinal, foram os primeiros habitantes deste território.

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) sempre esteve e sempre estará ao lado de todas as pessoas que sofrem e são vulneráveis, portanto, ela caminha lado a lado com os povos indígenas brasileiros, defendendo os direitos básicos deles a uma vida digna. Temos Conferências, principalmente em Mato Grosso, que prestam auxílio material aos índios.

Com a abertura do Sínodo da Amazônia, a SSVP vem reiterar seu apoio à causa. Nós, vicentinos brasileiros, estamos em orações para que tudo o que for decidido preze única/exclusivamente pelo bem-estar de nosso povo indígena.

Em consonância com o discurso do Papa Francisco, também devemos respeitar a cultura dos índios. Nosso povo já foi fisicamente e brutalmente colonizado uma vez; não podemos permitir que, agora, a colonização continue violentamente acontecendo por ideologias que desvalorizam a originalidade das tradições e costumes dos primeiros habitantes do território nacional.

“Muitos irmãos e irmãs na Amazônia carregam cruzes pesadas e aguardam pela consolação libertadora do Evangelho, pela carícia de amor da Igreja. Por eles, com eles, caminhemos juntos”, defende Francisco. 

Sabemos também que a questão do meio ambiente será tratada. Esta é uma preocupação nossa, afinal, os Pobres são os que mais sofrem com a contaminação da água, do ar, o aquecimento global… dentre todos os vieses do uso irresponsável de nosso ecossistema. A adoção de práticas sustentáveis é urgente!

Entenda

O Sínodo da Amazônia reúne desde ontem (6) 250 participantes, dentre eles, 184 bispos (58 são brasileiros) e 35 mulheres. A reunião prossegue até o dia 27. Os temas a serem tratados são relacionados à atuação da Igreja na região amazônica, meio ambiente e povos indígenas.

Os debates resultarão na exortação apostólica, documento que vai direcionar o posicionamento da Igreja sobre os assuntos abordados.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY